Índice:
- Quatro câmeras, três no mínimo
- 5G: os primeiros celulares chegarão este ano
- Telas sem moldura e sem entalhe
- Melhorias na autonomia
- Telas flexíveis
- Carregamento sem fio: um padrão promissor
- Leitor de impressão digital na tela
- Inteligência artificial
- Novas versões de sistemas operacionais
2018 foi um ano de avanços na telefonia móvel, vimos mudanças de tendências, como o entalhe na tela, a câmera tripla ou o início dos leitores de impressão digital na tela. O que 2019 reserva para nós? Nos últimos meses do ano, os vazamentos e apresentações de alguns dispositivos nos dão uma pista: chegou o ano dos frames sem telas, pelo menos três câmeras e tecnologia 5G. Abaixo, mostramos 10 recursos que esperamos para celulares de 2019.
Quatro câmeras, três no mínimo
Em 2018 vimos como a câmera tripla estragou muitos aparelhos, chegou no início do ano com o Huawei P20 Pro e aos poucos foi chegando a outros terminais, como o Samsung com seu Galaxy A7. Em 2019 começaremos com a tendência de 4 lentes. O Samsung Galaxy A9 foi o primeiro e parece que a Huawei também irá incorporar 4 lentes em seu Huawei P30 Pro. Além disso, a Samsung poderia apresentar um modelo Galaxy S10 com quatro câmeras. Embora seja verdade que quatro câmeras podem ser demais, alguns fabricantes mostraram em 2019 que com uma configuração de lente tripla você pode obter resultados e uma ótima experiência, especialmente devido à versatilidade oferecida pelos sensores grande angular ou zoom óptico. Portanto, e principalmente os principais carros-chefe das empresas, deveriam incorporar uma tripla câmera principal.
5G: os primeiros celulares chegarão este ano
Ainda dá tempo de ver o 5G como padrão, mas este ano será um grande passo para essa tecnologia. Muitos dos fabricantes vão lançar seu modelo com conectividade este ano de forma a avançar.
O que temos com 5G? Principalmente, navegando em velocidades mais altas do que com conectividade 4G. Com o 5G, as redes serão poderosas o suficiente para aplicá-las a outros usos, como direção autônoma, casa conectada etc. A previsão é que em 2020 já seja um padrão. Por enquanto, 2019 será um ano importante.
Telas sem moldura e sem entalhe
A tendência da tela sem moldura, mas entalhada, chegou em 2018. Este ano parece estar chegando ao fim. Os fabricantes estão apostando em outros métodos, como sistemas de câmera deslizantes ou telefones com câmera na tela para remover o entalhe e as molduras. Seja como for, temos a certeza que este ano o entalhe desaparecerá em muitos terminais. Os fabricantes aproveitarão para incluir painéis com menos armações, mesmo que tenham que usar os métodos mencionados acima.
O Huawei Nova 4 é o primeiro celular da Huawei com uma câmera diretamente na tela
Melhorias na autonomia
Em 2018, vimos os fabricantes se esforçarem para adicionar mais autonomia aos seus dispositivos e melhor carregamento rápido. Este ano podemos ver avanços mais interessantes, como as baterias de grafeno nos celulares, que vão permitir uma maior autonomia em um espaço semelhante ao de uma bateria normal hoje, de cerca de 3.000 mAh.
Telas flexíveis
Os principais fabricantes de celulares podem lançar modelos com telas flexíveis ainda este ano. A Samsung já mostrou ocasionalmente seu suposto Galaxy X, o primeiro terminal com uma tela dobrável. A LG, por exemplo, tem uma patente móvel flexível registrada, assim como a Huawei ou outros fabricantes. É verdade que é muito cedo para celulares com tela flexível ganharem espaço, mas sem dúvida, é um bom sinal que estamos começando a vê-los oficialmente.
Carregamento sem fio: um padrão promissor
O carregamento sem fio é algo que existe há muito tempo em dispositivos móveis. Cada vez mais fabricantes estão aproveitando essa tecnologia e implementando-a em seus dispositivos móveis. Além disso, a tendência do design com fundo de vidro torna muito mais fácil implementar essa tecnologia. É provável que durante este ano veremos mais dispositivos com carregamento sem fio, mesmo na faixa média. Além disso, os fabricantes de carregadores sem fio se esforçarão para incluir uma tecnologia de carregamento mais rápida.
Leitor de impressão digital na tela
Mais uma vez, vimos um celular estranho com um leitor de impressão digital na tela este ano, como o OnePlus 6T. Parece que 2019 também será o ano do leitor de tela. A Samsung poderia começar o ano com uma família Galaxy S10 com um scanner de painel, a Huawei continuaria com seu P30, até mesmo o LG G8 deve implementá-lo também. Claro, podemos esquecer no mid-range.
Inteligência artificial
A inteligência artificial está sendo aplicada a dispositivos móveis com uma função principal: melhorar os resultados das fotografias. Mesmo assim, aos poucos vamos vendo melhorias por meio da inteligência artificial no processador, ou mesmo no software. Este ano esperamos uma maior aplicação de inteligência artificial, não apenas para uso em câmeras, mas para realidade aumentada, melhorias de desempenho e jogabilidade.
Novas versões de sistemas operacionais
Este ano também virá com novas versões dos principais sistemas operacionais. Especialmente no Android e iOS. Ambos os sistemas poderiam vir com melhorias na realidade aumentada, controle do uso excessivo do aparelho e com o auxílio da inteligência artificial para melhorar a experiência com o aparelho. Já estamos vendo isso nas diferentes camadas de customização, onde os fabricantes se comprometem em separar os principais elementos dos aplicativos, em menus mais simples e práticos para o usuário.
Qual recurso você espera dos celulares deste 2019?
