Índice:
- 1. Exclua fotos e vídeos
- 2. Desinstalar aplicativos
- 3. Transfira aplicativos para o cartão microSD
- 4. Downloads vazios
- 5. Limpe os dados do aplicativo
- 6. Limpe a memória cache do aplicativo
- 7. Use o armazenamento em nuvem
- 8. Baixe um aplicativo de manutenção
- 9. Configure seu WhatsApp
- 10. Gaste alguns minutos em manutenção todos os dias
Se você tem um celular normal, com uma capacidade de armazenamento que também não é para disparar foguetes, tenho certeza que em mais de uma ocasião você recebeu a mensagem fatídica. Aquele que lembra que seu dispositivo não tem capacidade de armazenamento suficiente.
Mas existem muitas soluções. Não, você não precisa gastar todas as suas economias no celular mais moderno do mercado, contanto que tenha 128 GB de armazenamento. Existem outras soluções que, embora exijam mais esforço e perseverança da sua parte, podem ajudá-lo a enfrentar com excelência o seu dia a dia.
Aqui estão dez dicas e estratégias para liberar memória em seu telefone Android.
1. Exclua fotos e vídeos
Se você é um daqueles que costuma capturar muitas fotos e vídeos. Ou se você é daqueles que trocam muito conteúdo por meio de redes sociais e serviços de mensagens, seria interessante que de vez em quando você limpe da memória do seu celular aquelas fotos e vídeos que não lhe servem.
Você pode escolher a rota tradicional e acessar sua galeria móvel para descartar todas as fotos ou vídeos que não lhe interessam mais. Porém, você deve saber que existem aplicativos específicos para fazer isso de forma mais automática. Isso é ótimo se você tiver muitos arquivos para revisar.
O Gallery Doctor Cleaner é uma opção conveniente e útil. Ele identificará automaticamente fotos e vídeos duplicados ou indesejados. E você saberá instantaneamente quanto espaço pode ganhar.
2. Desinstalar aplicativos
Que tal verificar os aplicativos que instalou? É possível que já tenha baixado muitos e, sem perceber, tenha no seu celular um bom número de ferramentas que não lhe servem. Recomendamos que você dê uma olhada em todos eles e desinstale aqueles que considerar apropriados.
Se você estiver na tela inicial, pressione e segure o ícone e escolha a opção Desinstalar. O próprio sistema operacional será responsável por iniciar o processo. Você também pode fazer isso na seção Configurações> Aplicativos. Entre no aplicativo desejado e clique no botão Desinstalar.
3. Transfira aplicativos para o cartão microSD
Outra opção interessante é transferir os aplicativos que você possui para o cartão de memória externo. Desta forma, não será necessário que parte de seus aplicativos estejam sobrecarregando a memória interna do seu dispositivo. Acesse a seção Aplicativos, em Configurações. Selecione o aplicativo de seu interesse e pressione o botão Mover para o cartão SD.
4. Downloads vazios
Eles enviam um documento e você faz o download. Você quer conferir a programação de teatro do mês de outubro. Você também faz o download. No final, e sem perceber, a pasta de download acaba cheia de arquivos. Recomendamos que você verifique seus downloads com frequência e os exclua.
Acesse a seção Configurações e armazenamento. Vá para a seção Downloads para localizar os arquivos baixados e que agora deseja excluir. Depois de selecioná-los, você só terá que clicar na lixeira para se livrar deles.
5. Limpe os dados do aplicativo
Se você acha que os dados do aplicativo estão ocupando muito espaço na memória do telefone, também pode ser necessário excluir os dados. Existe uma opção chamada Excluir Dados, que o ajudará a deixar o aplicativo como novo. E comece do zero.
Isso será útil se você tiver configurado contas diferentes ou, no caso de jogos, para excluir todos os jogos salvos. Acesse as Configurações novamente e, em seguida, a seção Aplicativos. Clique no botão Limpar dados. E pronto.
6. Limpe a memória cache do aplicativo
Outro gesto: limpe a memória do cache dos aplicativos. Você pode fazer isso na seção de configurações de cada aplicativo. Além do botão para deletar os dados, você também encontrará outro para deletar os dados do cache. Para que isso é usado? Bem, você deve saber que o cache é como uma memória auxiliar temporária na qual os aplicativos armazenam dados recorrentes.
Eles são salvos mesmo que o aplicativo seja fechado e servem para tornar o funcionamento dos aplicativos mais rápido. Se muitos dados se acumularem no cache, os aplicativos podem acabar ocupando muito espaço. Portanto, vale a pena fazer um reset de vez em quando.
7. Use o armazenamento em nuvem
Ok, até agora demos algumas dicas relacionadas à memória física (interna e externa) do computador. Mas e se você começar a tentar o armazenamento em nuvem? O Google Drive oferece a possibilidade de armazenar parte dos dados na nuvem. Você pode usar os 15 GB iniciais gratuitos, fazer muitas avaliações como um Local Guide no Google ou comprar 100 GB diretamente. Uma ferramenta muito útil é o Google Fotos.
8. Baixe um aplicativo de manutenção
Outra opção é baixar um aplicativo para ajudar na manutenção do seu equipamento. Cuidado: há muitos aplicativos no mercado que prometem acelerar o desempenho do telefone a limites inesperados. E às vezes isso não é totalmente verdade.
Uma das aplicações mais comuns é o Clean Master. Ele fará praticamente tudo o que recomendamos anteriormente, mas de forma mais automatizada. Isso vai lhe poupar tempo. E você não terá que fazer as tarefas uma por uma. Arquivos inúteis e residuais serão removidos e você pode liberar memória para instalar novos aplicativos ou salvar mais fotos e vídeos.
9. Configure seu WhatsApp
Todos nós (ou quase) temos o aplicativo WhatsApp instalado no telefone. É uma ferramenta essencial, pois nos permite comunicar com nossos amigos, familiares e conhecidos. No entanto, todos os dias testemunhamos (às vezes sem querer) um compartilhamento de arquivos incomparável. Se você estiver em grupo, com certeza receberá uma grande quantidade de imagens, memes, vídeos e arquivos de áudio todos os dias.
Se você não deseja que a memória do seu computador se encha com conteúdos desnecessários, recomendamos configurar o WhatsApp de forma que esses arquivos não sejam baixados automaticamente para a memória do seu telefone. Acesse o aplicativo e clique nos três botões de configuração para entrar nas Configurações.
Selecione Dados e armazenamento e escolha não baixar nenhum arquivo. Não quando você está conectado a dados móveis ou com WiFi. Isso evitará que você veja dezenas e dezenas de imagens inúteis na galeria.
10. Gaste alguns minutos em manutenção todos os dias
Que você não se esqueça. Só vai custar alguns minutos do seu tempo e você vai economizar muito no final do mês. Recomendamos que no final de cada dia você dê uma olhada em todos os arquivos que foram baixados para a memória do seu telefone. Exclua aqueles que são desnecessários para que sua galeria móvel ou as diferentes pastas não sejam sobrecarregadas. Desta forma, você economizará tempo e nunca será apressado pela memória no momento menos oportuno.