Índice:
- Crie um ambiente com o qual você se sinta confortável
- Use essas opções para evitar situações embaraçosas
- Conecte aplicativos para compartilhar arquivos e documentos
- Desenhe, anote e compartilhe a tela do seu celular
- Use o modo de direção segura para se locomover sem problemas
- Envie mensagens privadas durante a videochamada
- Mantenha sua videochamada segura com estas opções
- Agende videochamadas frequentes
- Faça uma pausa e atribua outro anfitrião
- Grave a videochamada com esses aplicativos
O zoom se tornou uma das opções mais populares para fazer chamadas de vídeo. Sua versão desktop é fácil de usar e possui a maioria das funcionalidades que o usuário necessita para uma reunião virtual de qualidade, seja em família, para estudo ou trabalho.
No entanto, fazer uma vídeo chamada do seu celular tem uma dinâmica diferente. Como você pode aproveitar as vantagens do aplicativo Zoom para fazer uma videochamada de qualidade sem problemas? Dê uma olhada nesta série de truques e personalize-os de acordo com suas necessidades.
índice de conteúdo
Crie um ambiente com o qual você se sinta confortável
Se você usa o Zoom de um celular iOS, tem a possibilidade de usar um fundo virtual para suas vídeo chamadas. Você só precisa abrir o menu Mais (a partir dos três pontos) e selecionar Plano de Fundo Virtual. Você pode escolher a imagem da ponte de São Francisco ou selecionar uma foto da galeria do seu celular.
E se você não tiver nenhuma imagem de que goste em seu celular, pode baixar imagens gratuitas de aplicativos como o Pexels.
Esta é uma opção que ainda não está disponível no aplicativo Zoom do Android, então você terá que improvisar. O fundo que você precisa cobrir no seu celular é muito menor do que se você estivesse na frente do computador, então você pode usar uma pintura, pôster ou alguma opção semelhante para criar “seu fundo personalizado”.
E para ter esse detalhe sob controle, você pode usar um tripé móvel para manter uma posição fixa. Dessa forma, você não terá que se preocupar se ficar fora do fundo que definiu. E se você é novo na realização de chamadas de vídeo usando o Zoom, pode ganhar alguns segundos de confiança escolhendo as opções "Conectar sem áudio" e "Conectar sem vídeo".
Dessa forma, você pode verificar se tudo funciona corretamente no seu dispositivo, dar uma olhada nos participantes e acalmar os iniciantes. Quando se sentir seguro, você pode ativar sua câmera e microfone.
Use essas opções para evitar situações embaraçosas
Você já deve ter visto que existem muitos memes e erros de gravação na internet hoje em dia sobre algumas situações engraçadas que surgem em chamadas de vídeo. Algum ruído inesperado, um participante adormecendo ou esquecendo de fechar a videochamada pode rapidamente se transformar em uma situação embaraçosa. Mas você pode evitá-los se usar algumas das opções que o Zoom oferece.
Se você for um host, use as opções de moderação:
- Vá até a lista de participantes, selecione o nome do contato e você verá um menu com as seguintes opções: "Parar gravação" ou "Mudo", você pode aplicar aquela que considerar conveniente.
- Ou se quiser economizar tempo, você pode selecionar "Silenciar todos" para pesquisar o participante conflitante.
- Outra opção é encaminhar o participante para "Sala de espera" para decidir se o admitirá novamente na videochamada
Se você é um participante e está com problemas:
- Use as opções “Parar vídeo” e “Desativar áudio” que você verá na mesma janela da vídeo chamada. Apenas alguns cliques e ninguém pode ouvir ou ver você sem sair da videochamada. É uma alternativa rápida quando surgem eventos imprevistos
- Ou você pode entrar no Modo de direção seguro, que desativa automaticamente a câmera e o áudio
Conecte aplicativos para compartilhar arquivos e documentos
O Zoom também tem a opção de compartilhar arquivos e documentos. Basta escolher "Compartilhar" no menu inferior da tela da videochamada e você verá todas as opções disponíveis.
Você pode compartilhar arquivos e documentos armazenados em seu dispositivo ou pode conectar suas contas do Google Drive, DropBox, Box ou Microsoft OneDrive. É simples, basta dar as permissões necessárias e você pode acessar todos os seus arquivos do Zoom para compartilhar com seus contatos.
Desenhe, anote e compartilhe a tela do seu celular
Outras opções que você encontrará em "Compartilhar" no aplicativo Zoom são aquelas que permitem que você compartilhe uma prancheta ou tudo o que acontece na tela do seu celular.
Se você quiser ter um espaço livre para desenhar, escrever ou rabiscar, pode selecionar "Compartilhar quadro branco". E se precisar compartilhar alguma dinâmica que ocorra no seu celular, basta escolher "Tela". Observe que ele funciona de maneira diferente da versão da web. Assim que você der acesso ao Zoom, ele vai mostrar tudo o que é visto na tela do seu celular.
Portanto, primeiro tente organizar o que deseja compartilhar. Por exemplo, você pode criar uma pasta em seu celular com os aplicativos que você precisa abrir para compartilhar, de forma que você só percorra as opções essenciais e os participantes não vejam mais do que você deseja.
Por outro lado, se eles compartilham uma tela com você, também têm uma série de opções para apontar ou destacar detalhes do conteúdo que você vê, como você vê na terceira imagem.
Use o modo de direção segura para se locomover sem problemas
O aplicativo Zoom possui um Modo de direção que permite que você faça parte de uma videochamada, mas sem representar um problema de distração.
Como você pode ver na imagem, quando você ativa o Modo de direção a tela fica preta com a única opção de pressionar para falar, você não tem nem vídeo nem áudio ativado. Uma opção que também é ideal se você estiver realizando outras tarefas pela casa e não puder sentar para assistir à videochamada, pois permite que você se mova sem tocar acidentalmente em nenhuma opção.
Para ativar esta opção, primeiro você deve ir para Configurações >> Reunião >> Modo de direção segura. E então, quando quiser, você pode ativá-lo deslizando a tela para a direita. E para desabilitá-lo basta realizar a ação oposta.
Envie mensagens privadas durante a videochamada
Se você precisar se comunicar em particular com um dos membros da videochamada, não precisa recorrer a outro aplicativo, pois o Zoom oferece esta opção. Você pode enviar uma mensagem privada para determinados contatos ou para todos que fazem parte de uma chamada de vídeo. Uma opção prática que você pode usar em diferentes contextos.
Se o host ativou o bate-papo na chamada de vídeo, você verá essa opção na seção "Lista de participantes". Você pode escolher um contato ou enviar mensagens em grupo.
Mantenha sua videochamada segura com estas opções
O Zoom tem uma série de opções que os hosts podem usar para dar às chamadas de vídeo segurança extra e não ter um momento desagradável.
A maioria deles é configurada após o início da videochamada. Para isso, basta selecionar o menu Mais >> Reunião:
- Bloquear reunião. Assim que todos os participantes estiverem na videochamada, você pode bloqueá-la para impedir que qualquer usuário entre
- Sala de espera. Se não for possível bloqueá-lo porque não há participantes ou é uma chamada de vídeo aberta, a Sala de Espera pode ser uma solução. Desta forma, ninguém pode entrar sem sua permissão. Você verá uma mensagem como "Aguarde, o anfitrião permitirá que você entre em breve."
- Para que você possa acompanhar os participantes, e nenhuma confusão seja criada no meio da videoconferência, você pode habilitar a opção "Mostrar o nome dos participantes…" e desabilitar "Permitir mudanças de nome." Isso também ajudará a evitar que alguém tente pregar uma peça.
Obviamente, essas são opções que você pode personalizar dependendo do tipo de chamada de vídeo que está fazendo.
Agende videochamadas frequentes
Se você usa o Zoom para dar aulas ou para se comunicar com sua equipe de trabalho em horários estabelecidos, você pode usar esta opção para facilitar o processo.
O zoom permite que você agende chamadas de vídeo e defina as configurações de reunião com antecedência. Para isso, basta abrir o aplicativo e selecionar Agendar.
Você verá uma série de opções para configurar, desde o nome da reunião, data e hora até o modo que a videochamada terá. Você pode definir uma senha, habilitar a sala de espera ou configurar uma gravação automática.
Depois de configurar todas as opções, você pode adicioná-lo ao calendário e defini-lo como uma tarefa recorrente, escolhendo um determinado período de tempo, como você pode ver na imagem. Esta opção poupará muito tempo e permitirá que você mantenha a agenda sempre atualizada.
Faça uma pausa e atribua outro anfitrião
Ao iniciar uma videochamada do Zoom, você se torna o host e o único com funções de moderação. Isso pode ser exaustivo se for um seminário ou se a reunião demorar mais do que você pensava.
Uma opção para fazer uma pausa nesta posição é designar um dos participantes como o anfitrião. Você não precisa interromper a videochamada para fazer isso, basta alterar uma opção nas configurações. Vá até a lista de participantes, escolha a pessoa que o substituirá e selecione a opção “Make Host”.
Uma opção que também será prática se você tiver um imprevisto e precisar abandonar a videochamada.
Grave a videochamada com esses aplicativos
Embora o Zoom ofereça a opção de gravar a reunião em nosso computador na versão desktop, o mesmo não acontece com os aplicativos móveis. Se você estiver fazendo uma videochamada de seu celular, não poderá gravá-la e salvá-la localmente. Então você terá que improvisar se quiser ter uma gravação da videochamada sem recorrer à versão paga do Zoom.
Para isso, você pode usar qualquer aplicativo que permita gravar a tela do celular. Você pode usar o aplicativo pré-instalado em seu dispositivo móvel ou pode baixar algumas das opções do Google Play. Por exemplo, você pode tentar Mobizen. Possui dinâmica simples, permite gravar em Full HD e você pode pausar a gravação quantas vezes quiser.
Outra opção interessante para gravar sem complicações é o AZ Screen Recorder. Ele compartilha a mesma dinâmica do aplicativo anterior, então você não terá nenhum problema em selecionar as partes da vídeo chamada que deseja manter na gravação.
Outras notícias sobre… Android, iOS