Índice:
- 1.- Conheça o seu celular
- 2.- Conheça o local
- 3.- Sempre use o modo noturno
- 4.- Use um tripé ou suporte total
- 5.- Jogue com o modo profissional
- 6.- Use o modo RAW sempre que puder
- 7.- Ative HDR
- 8.- Não use o flash, use outro celular
- 9.- Aproveite as fontes de luz
- 10.- Arme-se com paciência
A tecnologia de nossos celulares é incrível. Especialmente quando comparamos com alguns anos atrás. Você quase pode esquecer de reconhecer o rosto de uma pessoa em uma foto tirada no escuro há apenas cinco anos. E muito menos saber que você pode tirar fotos de festa ou com contrastes de claro e escuro e curtir detalhes. Elementos que nos fazem deixar a câmera em casa e só sair com o celular no bolso. Mas você sabe como aproveitar a câmera fotográfica do seu smartphone à noite ? Aqui, damos algumas dicas e truques.
1.- Conheça o seu celular
A primeira coisa que você deve saber são as características do seu próprio celular. E é fundamental saber que situações enfrentar ou conhecer seus pontos fracos. Alguns fabricantes como Huawei e Google conseguiram fazer com que as câmeras que compõem seus celulares mais atuais respondam com grande clareza em situações de pouca luz ou mesmo na escuridão total. Se você tem um Huawei Mate 20 Pro ou um Google Pixel 3, sabe o que quero dizer. Se não for esse o caso, você deverá levar em consideração várias dicas ou truques que se seguem para obter melhores resultados.
2.- Conheça o local
Numa fotografia noturna, não vale apenas a pena obter mais ou menos luz e detalhes. O enquadramento e os elementos da foto são iguais ou mais importantes do que em uma foto normal em plena luz do dia. Por isso recomendamos que você conheça o local que vai fotografar. Pode ser um céu estrelado, uma rua com postes de luz ou uma esquina iluminada por um letreiro de néon. Isso permitirá que você saiba qual é o melhor enquadramento ou como obter o máximo da pouca luz que existe. Dê um passeio, experimente diferentes molduras e conheça o local ao pormenor.
3.- Sempre use o modo noturno
É para isso que existe. Com ele, a exposição é geralmente prolongada para aumentar a quantidade de detalhes em uma imagem. Ou seja, a foto demora mais para ser tirada, mas tem mais detalhes. É o melhor método para tirar uma fotografia noturna, embora as cores possam ser alteradas.
Você pode usar este modo mesmo quando há luzes de forte contraste na cena. Na verdade, você obterá um resultado muito mais impressionante. Dependendo do seu celular e de suas capacidades fotográficas, as luzes podem estar queimadas, mas o contraste será mais acentuado e atraente.
4.- Use um tripé ou suporte total
É algo intimamente relacionado com o anterior. Estender o tempo de exposição e a quantidade de detalhes coloca em risco a definição da foto noturna. E é isso, o movimento mais simples durante a captura fará com que ela se reflita no resultado final. Portanto, aproveite o modo noturno apenas quando tiver um suporte firme ou um tripé. É nesta situação que a foto noturna não só parece mais detalhada do que no modo normal nas mesmas condições, mas também nítida.
5.- Jogue com o modo profissional
O verdadeiro problema com fotos noturnas (depois de corrigir o desfoque com um tripé) é o ruído. É o problema natural que surge quando a sensibilidade ISO é aumentada para capturar detalhes no escuro. Alguns fabricantes usam a Inteligência Artificial para limpar as cores escuras que subtraem os detalhes das fotos. O resto dos usuários pode jogar com os valores profissionais.
E é que quase todos os aplicativos de fotografia agora têm um modo profissional. Se você tiver paciência e conhecimento fotográfico suficiente, poderá percorrer suas opções e brincar com a exposição e a sensibilidade ISO. Isso não elimina o ruído, mas você será capaz de aplicar sua lógica e visão pessoal ao resultado, em vez de esperar pela fotografia automática cheia de ruído que o modo normal tiraria.
6.- Use o modo RAW sempre que puder
Alguns celulares possuem um modo profissional que produz fotos no formato RAW. É um formato que não comprime a foto e, portanto, oferece muito mais detalhes e informações. Mas isso não significa que a fotografia seja necessariamente melhor ou tenha mais detalhes à primeira vista. Isso significa que tem mais detalhes que você pode trazer para fora com ferramentas como Photoshop, Snapseed e outros aplicativos de edição de fotos. Então aproveite para brilhar, mudar de cor, aplicar filtros e fazer outros ajustes evitando imperfeições.
7.- Ative HDR
Se o seu celular possui modo HDR, não hesite em usá-lo. É outra forma de prolongar a exposição e obter o melhor resultado possível de acordo com a situação. No final, o escuro ainda mostra detalhes e a luz não se rompe com o resto da imagem. O resultado deve ser mais natural e com mais detalhes, então fique de olho neste recurso.
8.- Não use o flash, use outro celular
O flash LED do seu celular é proibido para tirar boas fotos noturnas. Isso é assim. Uma lei divina do mundo da fotografia que não pode ser violada. E é que o flashazo só consegue queimar cores e elementos que ficam próximos ao móbile, sem clarear a cena. Algo que funciona bem para um estilo fotográfico alegre, mas não para fotos noturnas de qualidade.
No entanto, se você tiver um segundo celular ou outra fonte de luz, você pode brincar com ele neste caso. Posicione-o em diferentes posições sempre com foco no elemento protagonista da cena. Ou para iluminar o palco mais amplamente. Desta forma, você ganhará luminosidade sem cair naquele “flash” que torna a fotografia noturna feia.
9.- Aproveite as fontes de luz
Se você deseja criar um retrato ou destacar um elemento dentro de uma fotografia noturna, é melhor colocar o protagonista ou o objeto ou lugar próximo a um refletor. A luz de uma vitrine em uma rua escura, uma placa de um bar, um poste de luz… qualquer fonte de luz é válida para, pelo menos, mostrar algum detalhe do assunto principal. A chave é colocá-lo perto e fazer os testes relevantes. Sem luz não há detalhe.
10.- Arme-se com paciência
Especialmente se você for novo nesta área. Tentar essas dicas e truques não é algo para ser dominado em uma sessão. Quanto mais você usar e quanto mais situações no escuro você retratar, você conhecerá seu celular e seu objetivo. Aos poucos você saberá como aproveitá-lo e identificará os cenários com mais possibilidades de obter retratos e detalhes.
Testar muitos erros é a chave para encontrar o resultado ideal
Tire as fotos necessárias e teste os diferentes modos de sua câmera. Arme-se com paciência e você obterá fotos cada vez melhores em lugares escuros ou à noite.