Aplicativos infectados com malware não são novos em si. Em várias ocasiões tivemos que falar sobre esse tipo de problemas no mercado de aplicativos de Google No entanto, há alguns dias, tanto o Google Play quanto a loja de aplicativos de Apple, AppStore, foram afetados por um aplicativo contendo um vírusUm marco na história desta última plataforma, que ostentava seu bom sistema de qualidade justamente para evite casos como este.
Segundo a empresa de segurança Kaspersky, seria um vírus do tipo Trojan Isso seria encontrado dentro do aplicativo Find & Call, ativado após sua instalação. Seu trabalho era coletar os dados da agenda de contatos e enviar uma mensagem de texto com um link de download para este mesmo aplicativo para os números capturados. Assim, a infecção poderia se espalhar rapidamente, afetando mais usuários e coletando mais dados dos diferentes listas telefônicas.
Como comenta um especialista em segurança da Kaspersky em seu blog o problema reside na violação da privacidade do usuário Porém, não é preciso temer nenhum tipo de ataque criminoso, pois o objetivo desse vírus é criar Mensagens de spam ou mensagens lixo para expandir, mesmo que a posição do terminal também tenha sido registrada por seu GPS Tudo isso enquanto o usuário continuava usando o aplicativo sem saber de nada.
E, o processo era automático uma vez iniciado o aplicativo, ele coletava as informações em um remoto servidor que era responsável por enviar mensagens de texto com os números da agenda do usuário. Assim, um remetente conhecido foi exibido, e aqueles que receberam esta mensagem podiam confiar que não era algum tipo de trote, ou eles não descartariam a mensagem como Spam antes de abri-la. Mas o mais interessante é saber quem criou esse vírus.De acordo com a investigação da empresa de segurança, o site dos desenvolvedores permite que você faça doações por meio do sistema PayPal para uma empresa sitiada em Cingapura chamada We alth Creation Company criação de riqueza). Presumivelmente, a origem desta trama.
Atualmente, tanto o aplicativo para terminais com sistema operacional Android, quanto a versão para iPhone foram recuperados de seus respectivos app stores O especialista de Kaspersky indica que esse tipo de aplicativo infectado com malware não surpreende vindo de Google Play, porém, é a primeira vez que algo semelhante acontece no cinco anos de operação da AppStoreEmbora não haja necessidade de se alarmar, ambas as plataformas possuem critérios e medidas de segurança para evitar esses problemas, o que torna esses tipos de casos ainda mais proeminentes quando ocorrem.
O aplicativo Localizar e ligar parecia ser um gerenciador de contatosque permitia solicitar listas telefônicas. Nada está mais longe da realidade. Esperamos que esses tipos de problemas chamem a atenção das plataformas de distribuição de aplicativos para melhorar seus controles de qualidade ainda mais e evitar que a privacidade do usuário seja a mais afetada
Imagens via: SECURELIST
