N, a aplicação que Jorge Drexler apresentou hoje em colaboração com a Samsung pode ser muitas coisas. Pode ser um jogo muito divertido , um aplicativo social de música ou um novo conceito de música. E é que o uruguaio não apresentou um álbum ou single, semou um aplicativo que permite criar milhões de músicas diferentes e compartilhá-las,com seu celular ou tablet , uma interface simples e muitas possibilidades.
A invenção se chama N, e pode ser baixada na loja de aplicativos da Samsung para Android, Samsung Apps. Está disponível para todos os aparelhos da marca com tela maior que quatro polegadas e é, em princípio, gratuito Hoje vimos o primeiro parte, N1, que nos permite criar uma música modulada ao nosso gosto pela letra. Em breve chegarão N2 e N3, onde também podemos brincar com a música.
Com N1 o processo é simples. Iiniciamos o aplicativo e a música começa a tocar. Conforme a música toca, círculos com versos aparecem. Estes podem ser girados para escolher o verso que queremos ouvir, todos criados e cantados por Jorge Drexler. A música é sobre dois estranhos se encontrando em um quarto de hotel, mas o que acaba acontecendo naquela noite depende de nós. O número total de músicas diferentes que você pode obter é um daqueles números tão grandes que eles estão além da nossa compreensão,embora o artista tenha resumido de forma poética como "mais grãos de areia do que em toda a terra ou mais estrelas do que em todo o universo".
Com o N2, que chegará nos próximos dias, o processo será um pouco mais complexo. Neste caso iremos encontre a voz de Drexler, acompanhado pela Euskadi Symphony Orchestra. A música se chama "maré à deriva" e tem muito a ver com viagens. Para o ouvir em todo o seu esplendor, terá de se deslocar, porque em princípio teremos apenas alguns dos instrumentos. Cada vez que percorrermos 500 metros e iniciarmos o aplicativo iremos "desbloquear" um novo grupo de instrumentos,que podemos adicionar à música para torná-la mais completa.
Claro, como em N1, podemos escolher quais instrumentos tocam a cada vez, sempre alcançando um tema diferente. Da terceira música , N3 ou "décimo a décimo" não sabemos quase nada. O uruguaio tem preferido manter o mistério sobre do que se trata e como funcionará o aplicativo interativo.
Os criadores queriam destacar que é a primeira vez que algo semelhante é criado e que pode abrir uma porta para uma nova indústria musical. E afinal, nem toda a aplicação é gratuita. Criar e ouvir músicas é gratuito, mas se quisermos mostrar a nossa criação temos de levar o cartão a passear.A gravação e download da nossa versão de qualquer música custa um euro.