Mapas Aqui
A apresentação da nova geração de mapas do finlandês Nokianos pegou desprevenidos algumas semanas atrás. E não esperávamos que esta empresa se levantasse desta forma na batalha entre Google Maps e Apple Maps No entanto, seus 25 anos de experiência no mundo da cartografia digital, suas últimas pesquisas e avanços nesse sentido anunciam umDura batalha nos próximos meses para ganhar força no mercado de aplicativos de geolocation e navegadores GPS
E não é à toa. Aqui mapas tem todas as possibilidades que Apple Maps mas sem falhas aparentes que colocam locais de interesse onde não pertencem. Apostaram também nos mapas 3D, tecnologia em que a Apple conseguiu nos chamar a atenção mas aquele Nokia quer dar um passo adiante E é que a empresa de Oslo édigitalizando e digitalizando estradas e cidades para criar mapas mais abrangentes e reconhecíveis à primeira vista.
Mas no que isso contribui? Com isso, conseguem-se ferramentas muito mais eficientes, úteis e próximas Um bom exemplo é a mudança das expressões robóticas dos navegadores GPS que indicam que em certos metros você deve virar à esquerda, para outros mais humanos como: em passe a igreja vire à esquerdaE é que com a tecnologia usada pela Nokia é possível saber exatamente se o localização de uma porta ou estabelecimento está atrás de um prédio, quando dobrando a esquina ou, ainda , onde estão os semáforos e sinais de trânsito
Isso tudo graças à tecnologia conhecida como Lidar (acrônimo para detecção de luz e alcance), que usa um scanner e raios laser para reconhecer seus arredores. Algo muito semelhante ao sistema radar Com isso consegue-se uma representação tridimensional das edificações ,ruas e até sinais de trânsito, reconhecendo a área em grande detalhe. Um processo que já está sendo realizado por 45 dos chamados carros True ou carros que incorporam este e outros sensores, como os carros com câmeras já fizeram Google para criar Street ViewDe fato, Nokia diz que expandirá seu número para 200 tropas até o próximo ano .
Além disso, de acordo com a mídia britânica BBC, Nokiaestaria melhorando seu serviço de rotas além de seus mapas. Saber o que o usuário está procurando e onde ele está procurando permite criar mapas com rotas coloridas para indicar a concentração do que nos interessa Algo como o atual sistema de cores para densidade de tráfego , mas com relação a pontos de interesse Ou pelo menos é o que diz o vice-presidente da Nokia em Chicago , Cliff Fox Além disso, adicione o exemplo de poder conhecer os locais da festa ao ir para outra cidade, podendo ver os lugares mais interessantesde acordo com as cores, graças às informações coletadas nas pesquisas de outros usuários.
Com tudo isso não temos dúvidas que Nokia colocou as baterias. Ainda não podemos desfrutar de todas essas funções, porém elas são um sinal de um futuro promissor e uma guerra que está apenas começando. E parece que as principais empresas estão dispostas a sair da pele e muito dinheiro pesquisando para criar a melhor solução de mapeamentoTeremos que estar atentos aos seus próximos movimentos.