WhatsApp ajuda a resgatar sete caminhantes em Madri
Parece que a ferramenta de mensagens instantâneas entre os usuários espanhóis continua encontrando usos além de seu objetivo principal: estar em contato E, de acordo com relatórios Europa Press, siete caminhantes que decidiram passar o dia de Ano Novo nas montanhas de Madri foram resgatados rapidamente graças ao WhatsApp depois de se perder.Não é de estranhar já que esta aplicação contém várias funções úteis além da comunicação, como, neste caso, a possibilidade decompartilhar o localização do usuário.
O evento aconteceu na última terça-feira 1 de janeiro, quando sete pessoas de origem asiática decidiram fazer uma viagem para Peñalara, a montanha mais alta da Sierra de Guadarrama Quando se viram deslocados decidiram entrar em contato com Serviço de emergência das 112 às 21:00 Este serviço desviou a chamada para o CentroCentro de Bombeiros da Comunidade de Madrid , onde o GERA assumiu o controle da situação. Trata-se do Grupo Especial de Resgate em Altura, encarregado de realizar as operações de resgate.
Este grupo contatou o grupo de caminhantes por telefone, que recebeu um número de telefone para adicionar à sua agenda.Dessa forma, tanto os caminhantes quanto o GERA poderiam entrar em contato via WhatsApp Assim, após enviar a localização exata do perdido grupo , levou apenas uma hora para encontrar e resgatar os caminhantes. Em seguida, a Cruz Vermelha ficou encarregada de conhecer o estado de saúde do grupo , dos quais dois de seus membros tiveram hipotermia leve
A velocidade de reação e o fato de usar WhatsApp pelo GERA não é uma coincidência ou uma anedota. E não é a primeira vez que isso acontece. Este grupo de resgate está há vários meses operando ativamente com o WhatsApp percebendo que é uma ferramenta muito difundida e com possibilidades muito úteis no resgatando caminhantes perdidos Até seis vezes nos últimos dois meses foram capazes de usar a função de envio de localização para encontrá-los rapidamente pessoas.Uma função com margem mínima de erro que torna as operações de resgate mais fáceis e rápidas.
Na verdade, o grupo GERA de Madri já realizou uma operação para informar os caminhantes sobre como para usar o WhatsApp E foi detectado que os usuários desta ferramenta estão perfeitamente cientes de seu uso no campo da comunicação , mas não sabem combinar a tecnologia GPSdos seus terminais com a função de enviar a localização para obter a maior precisão possível. Perguntas recomendadas para ensaiar em casa para mestre antes de uma excursão
Com isso, as operações de resgate e salvamento ficam muito mais fáceis, pois temos uma margem de 10 ou 15 metros Sem dúvida, um grande avanço contra as indicações imperfeitas de um caminhante perdido, e sem a necessidade de adquirir dispositivos GPS carosClaro, é necessário ter bateria em nosso smartphone e um taxa de dados para poder compartilhar nossa localização sem custo adicional.