Uma foto do Instagram na primeira página do The New York Times
No dia 31 de março, o conhecido jornal americano The New York Times, conseguiu ser news por fazer algo que nenhum jornal havia feito antes: publicar em sua versão impressa uma foto editada ou retocada com o poço -aplicativo conhecido Instagram Um fato que tem viajado rapidamente Internet, perguntando se é sobre um professional act, um marco no mundo do photojournalism, ou um vulgarização da fotografia
A fotografia em questão foi tirada por um fotógrafo esportivo profissional chamado Nick Laham , que decidiu tirar várias fotos fazendo retratos de vários jogadores do time de beisebol New York Yankees no próprio camarim. O resultado foi uma série de fotografias com um aspecto intimista, clássico e elegante que o próprio fotógrafo publicou no seu blog, e que decidiu enviar para o redação do jornal a publicar Uma eleição que tem dado muito que falar por causa da fotografia de Alex Rodríguez , o jogador que finalmente chegou à primeira página.
Nick Laham ele mesmo Nick Lahamexplica em seu blog que não teve escolha, já que não tinha ambiente de trabalho adequadoEntão ele decidiu usar seu iPhone e retocar as imagens com a popular ferramenta de edição Embora ele não tenha postado qual filtro você usou, o vintage olha e tocapurple sugere que é Mayfair, a última contribuição feita paraInstagramAssim, com fundo neutro e alguma iluminação, ele conseguiu esses retratos.
A questão agora é se um dos maiores jornais do mundo publica uma fotografia de Instagram é um passo na evolução do fotojornalismo ou não. A mudança do clássico para edição digital com programas como Photoshop foi uma revolução completa, reduzindo o trabalho vezes e facilitando muito o processo. Tanto que se tornou mais uma ferramenta necessária para qualquer meio de comunicação, e não apenas para modificar ou falsificar imagens
No entanto, neste caso, é um aplicativo para smartphones Especificamente, uma rede social onde qualquer usuário do iPhone ou Android pode acessar as ferramentas de edição, embora não tem comparação com o Photoshop No Instagram só é possívelcrop uma imagem, aplique um efeito para intensificar as luzes e sombras (Lux), o efeito blur para guiar a atenção do espectador e seus inúmeros filtros e molduras Pode ser considerado um processo profissional?
Pelo que vimos, não há dúvida de que a imagem publicada no The New York Times tem muito a ver com o fotógrafo profissional, tanto na composição quanto na iluminação.Sem dúvida, um fato que pode abrir as portas para que mais jornais decidam incluir entre suas fontes a rede social Instagram, ao menos como forma de retratando a realidade com um toque diferente Até agora, apenas uma outra fotografia tirada com telemóvel tinha chegado à primeira página deste jornal. Esta é uma foto tirada em Afeganistão em 2010.