Que distrações são uma das causas mais frequentes de acidentes de trânsito é algo bem conhecido de todos. O que não se sabe é que muitas dessas imprudências são cometidas pelos pedestres e não pelos veículos. Pessoas que não prestam atenção ao atravessar uma rua porque estão distraídas ao responder uma mensagem de WhatsApp Razão suficiente para a Câmara Municipal da cidade murciana de San Javier ter decidido implementar sinal de trânsitopara peões alertando para a prática de andar distraído.
Essas placas, que foram instaladas no calçadão e áreas movimentadas da área urbana, trazem a seguinte mensagem: Atenção pedestres, preste atenção ao caminhar, seu WhatsApp pode espera Com isso querem criar debate e chamar a atenção para a má prática do andar distraído, que pode levar não só a atropelamentos , mas sim todos os tipos de acidentes como quedas, tropeções e colisões com elementos na via Algo que pode parecer trivial ou irrisório para muitos, mas que na verdade são fatos dos mais frequentes.
Apesar da notícia surpreendente, o fato tem precedentes. E é que a questão dos acidentes por distração de pedestres é um problema generalizado, em parte devido a aplicativos como WhatsApp ou Facebook Assim, o Conselheiro de Serviços Públicos de San Javier , José Miguel Luengo, fornece dados dos Estados Unidos onde, durante o ano passado 2012, mais de 60.000 pedestres ficaram feridos por não prestar atenção ao andar grudados em seus celulares, segundo a mídia murciana laverdad.es
Na verdade, esse modelo de placa de trânsito já é familiar para alguns americanos, que podem ter se deparado com mensagens como “Preste atenção ao caminhar, sua atualização de status Facebook pode esperar ” no meio da rua. Em alguns estados norte-americanos é mesmo ilegal esta prática, sendo mesmo punida com multas económicas na ordem dos 85 dólares (cerca de 70 euros ). Em outros locais como Londres, decidiu-se instalar temporariamente postes de luz acolchoados que evitam golpes por distração, além de implantar com This cria um novo espaço publicitário.
No momento, no caso da cidade murciana de San Javier não foram previstas sanções, sendo apenas uma medida parachamar a atenção dos transeuntes e criar debate sobre o fato de andar distraído.Será necessário ver se conseguem o que procuram e se outras localidades decidem copiar a medida, chegando ao ponto de generalizar este tipo de sinais para evitar acidentes de trânsito com pedestres, em que um em cada três casos é causado por distração.
O aplicativo WhatsApp, assim como outras ferramentas de comunicação, fazem parte do nosso dia a dia, sendo uma ótima utilidade para se estar contato com pessoas de qualquer parte do mundo a um custo No entanto, você deve estar ciente das consequências que implique a sua utilização. Tanto em questões legais de privacidade do usuário, quanto em questões de saúde, onde a necessidade de resposta a uma mensagem pode levar a um acidente.
