Con más de 17.000 aplicaciones médicas, según los analistas en la materia, circulando en los diferentes mercados de descarga, Estados Unidos no quiere que los usuarios menos precavidos o demasiado crédulos se vean en riesgo por el mal funcionamiento de alguna delas. Por esta razão, a American Drug Agency (FDA) publicou um regulamento para evitar que qualquer uma dessas ferramentas extrapolam suas funções e podem ameaçar saúde do usuário, procurando assim revisar todos os aplicativos nesta área antes de serem publicados para download de publicação.
Um movimento que atualiza esta agência para novas tecnologias, mas sem espírito controlador. Ou é o que emerge de sua declaração, onde afirma que não quer regulamentar a venda de dispositivos ou aplicativos, mas sim dar sinal verde para ferramentas que possam ser usadas como dispositivos médicos E já existe uma grande variedade de aplicativos e dispositivos complementares que se conectam ao terminal e permitem que você leia frequência cardíaca, nível de glicose no sangue, etc
Segundo a própria agência farmacêutica, a maioria dos aplicativos disponíveis até agora são inofensivos para o usuário. E muitos deles se concentram em manter um registro de atividade física, dieta, peso, informações sobre doenças, etc. No entanto, alguns deles vão longe demais e tentam se tornar dispositivos médicos que nem sempre são controlados ou garantem o funcionamento correto, como eletrocardiogramas e outros dispositivos regulamentados por dita agência.
Para Jeffrey Shuren, Diretor do FDA Office of Technology, os aplicativos são uma boa ferramenta que ajuda a “o consumidor para ter um melhor controle de sua saúde ou para acessar informações úteis a qualquer momento”, tudo isso “fora de um ambiente de saúde tradicional”Com este regulamento pretende-se que os desenvolvedores tenham os guias que lhes permitam criar aplicativos práticos e úteis para os usuários, sempre supervisionados pelo FDA antes de sua publicação nosmercados de aplicativos americanos
Será necessário ver se essas políticas se estendem ao resto do mundo para evitar aplicativos não confiáveis e seguros para a saúde do usuário . E é que, embora a maioria seja inócua, como aquelas que através de uma suposta varredura (fotografia) de uma toupeira conseguem saber se é um tumor, ou outras que oferecem todo tipo de diagnóstico sem critérios médicos confiáveis, seria ser É um ponto bastante positivo ter um selo ou garantia de segurança ou confiabilidade em que são confiáveis.No momento, apenas o critério do usuário espanhol nos permitirá distinguir entre os aplicativos de brincadeira e as ferramentas Criado para monitorar medicamentos ou medições, como pressão arterial, açúcar no sangue e outras ferramentas com aplicações médicas sérias.
