O aplicativo de mensagens instantâneas volta a ser notícia por um caso de resgate Desta vez aconteceu no município de Yátova, em Valência, onde dois caminhantes se perderam no último domingo. Após alertar a Guarda Civil, eles conseguiram entrar em contato com os caminhantes usando WhatsApp e localizá-los graças à função Compartilhar Localização, o que permitiu seu resgate.Um fato que começa a ser menos anedótico graças à utilidade desta ferramenta que vai além das mensagens.
Os caminhantes, um homem de 38 anos e uma mulher de 34 anos, perderam-se durante uma caminhada no município de Yátova Assim, às 18h00 decidiram entrar em contato com o Guarda Civil para denunciar o fato. Em seguida, iniciou-se uma operação de busca com membros deste corpo de Buñol Após encontrar o veículo dos caminhantes, a Guarda Civil entrou em contato com eles através do aplicativo WhatsApp, podendo receber a localização aproximada deles graças ao GPS do smartphone e a função de enviar a posição. Ferramenta com pequena margem de erro que permitia realizar o resgate eficaz por volta das 20h45 junto à albufeira de Forata em MacastreOs caminhantes estavam em boas condições, embora com sinais de hipotermia devido às baixas temperaturas da tarde.
Este não é o primeiro caso em que WhatsApp ajuda a resgatar caminhantes. Há alguns meses, sabia-se que o Grupo de Resgate em Altura da Comunidade de Madrid já havia usado este sistema em algumas ocasiões para resgatar vários montanhistas perdidos. E, tendo um número de telemóvel com o qual contactar, era também possível enviar os dados de geolocation para encontrar sua localização de forma rápida e grosseira. Embora não sejam os únicos. Os bombeiros de Zaragoza também usam esta ferramenta há meses para contatar as vítimas e encontrá-las rapidamente. Eles não têm um número de telefone público, mas o transmitem às pessoas que alertam as pessoas sobre qualquer perigo emnúmero de emergência 080 em Aragón para poder enviar a localização deles.
E o fato é que Compartilhar localização é uma função muito prática e útil, e não apenas no campo social. Basta exibir o menu Share e selecionar Location Dessa forma, um mapa é exibido no tela com a localização aproximada do usuário. Fato que pode ser mais refinado se o sensor GPS tiver sido previamente ativado no menu Configurações Resta então escolher compartilhar localização atual ou, se preferir, escolher outros locais ou estabelecimentos também apanhados no mapa se estiverem próximos da posição. Uma boa forma de apresentar um ponto de encontro sem se perder em explicações.
Claro, é um requisito essencial ter uma conexão com a Internet para poder transmitir esses dados. O bom é que o WhatsApp está presente em todas as plataformas smartphones atuais, o que é uma garantia quando se trata de montanhismo e caminhadas.Sempre com o terminal carregado e certificando-se previamente de que sabe utilizar esta função.
