A empresa da maçã foi obrigada a devolver cerca de 32,5 milhões de dólares (cerca de 24 milhões de euros) aos seus utilizadores pela venda de conteúdos através do app store App Store E, neste caso, eles foram menores de idade sem o consentimento dos pais aqueles que incorreram em gastos astronômicos por não terem barreiras na hora de comprar novas ferramentas ou adquirir conteúdo próprio aplicativos Não é a primeira vez que chega à mídia pela frequência com que os pequenos, por desconhecimento ou f alta de supervisão, acabam adquirindo conteúdo extra graças à assinatura digital ou senha de seus pais.
O incidente ocorreu nos Estados Unidos, onde Apple chegou a um acordo com a FTC (Federal Trade Commission em espanhol) para devolver tal quantia de dinheiro. E é que a empresa foi multada após as inúmeras reclamações de pais que receberam surpresas em suas contas telefônicas relacionadas a essas compras de conteúdo. Faturas que em alguns casos ultrapassaram $2.600 após compra compulsiva e continuada através de aplicativos como jogos , onde o formato Freemium foi implementado. E é tentador ter um jogo gratuito, mas comprar novas melhorias e conteúdo assim que chamar a atenção do usuário.
No entanto, o FTC é de opinião que Apple violou a lei ao não informar os pais que, após dar a senha da sua conta Applepermissão também é dada para a compra de aplicativos Além disso, isso implica um período de 15 minutos de compras adicionais ilimitadas Um problema que os usuários também desconheciam e que permitiu que as crianças adquirissem todo tipo de conteúdo sem a supervisão ou autorização dos pais .
Além da obrigação de devolver esta quantia em dinheiro aos usuários que não tenham autorizado a compra desses aplicativos ou conteúdos, Apple foi forçado a modificar suas políticas de cobrança Embora ainda não haja dados conhecidos a esse respeito, você deve procurar uma fórmula na qual o usuário adulto e titular da conta de uma autorização própria e real para a compra deste tipo de conteúdo através da loja App StoreA única forma de garantir que, pelo menos os menores, não tenham o poder de incorrer em despesas involuntariamente. Tudo isso devidamente informado aos usuários.
Esta não é a primeira vez que o alarme é disparado sobre compras involuntárias ou por menores sem o consentimento dos pais na App Store Algo isso não acontece apenas nos Estados Unidos. No entanto, as reclamações dos pais neste país conseguiram modificar as políticas de Apple Teremos que ver se elas também mudam no resto dos países em que é opera , embora nenhum dado seja conhecido ainda sobre isso. As compras no aplicativo e os preços dos próprios aplicativos na plataforma iOS é o que lhe rendeu o status de o mais lucrativo para desenvolvedores Lucros dos quais Apple mantém 30%
