No mundo dos aplicativos nem tudo dá certo. Ainda mais quando o intermediário é uma empresa como Apple Assim, esta semana foi realizada a retirada de um jogo da App Store anunciou que propôs cirurgia plástica em uma versão não oficial da Barbie com alguns quilos a mais. Um aplicativo voltado para meninos e meninas que não foi apreciado por alguns movimentos que buscam a erradicação do machismo, que conseguiram sumir da loja de aplicativos da plataforma iOS
Era sobre o jogo Plastic Surgery & Plastic Doctor & Plastic Hospital Office for Barbie Version, something like Cirurgia plástica para Barbie Claro, não é um desenvolvimento da Mattel, empresa que detém os direitos da famosa boneca. Apenas um gancho para atrair a atenção dos usuários. Um jogo de habilidade que propunha aos usuários realizar operações de cirurgia plástica para resolver os problemas de excesso de peso e beleza da protagonista.
Através de um processo detalhado em que injetar anestesia, cortar, remover gordura com uma bomba, costura , e algumas outras atividades, o usuário poderá saber em que consiste esse tipo de operação. Tudo isso com a missão de ajudar a protagonista a resolver seus problemas porque, com alguns quilinhos a mais e sem conseguir que as dietas façam nada por ela, Cirurgia foi proposta como a única solução.
O caso e a natureza desta aplicação foram detectados por Everyday Sexism Project Uma organização que luta diariamente contra ataques sexistas e problemas relacionados. Depois de realizar uma campanha através das redes sociais, conseguiram apoio e pressão suficientes para Apple revista o aplicativo e decidiu removê-lo de sua loja de aplicativos App Store E foi oferecido como um aplicativo paracrianças a partir de nove anosUma pergunta que parece antiética.
Mas não é o único caso denunciado por esta organização. Junto com esse jogo de cirurgia que também usava o nome da boneca Barbie, também foi removido outro aplicativo com características semelhantes a Google Play, a loja de aplicativos para a plataforma AndroidUma batalha que Everyday Sexism Project leva muito a sério para defender os valores universais e impedir a propagação do sexismo.
Parece que, embora com ajuda externa, Apple continua a se preocupar com o conteúdo que distribui por meio de sua loja de aplicativos. Embora mostre como uma ferramenta de ética duvidosa passou seus filtros de qualidade que tantas dores de cabeça deram a outros desenvolvedores. Os aplicativos podem ser utilitários para obter mais eficiência, ou desfrutar de momentos de entretenimento, embora você deva estar sempre atento ao conteúdo que eles contêm. No momento, Apple Store e Google Play já possuem um par de supostamente sexist ferramentas emenos antiético
