Você recebeu uma mensagem de texto de um estranho perguntando se você estava recebendo mensagens de WhatsApp? Não responda, é fraude E o fato é que a fama do WhatsApp é sendo usado novamente para tentar enganar os usuários de telefone celular e fazê-los cair em uma fraude telefônica, conforme verificado pela organização do consumidor FACUAFraude já denunciada e que parece ter proliferado ultimamente entre um grande número de usuários.
O evento ocorre quando o usuário recebe uma mensagem de texto ou SMS de uma pessoa desconhecida. Ele pede que você entre em contato com essa pessoa usando um número de telefone após várias supostas tentativas de comunicação por “wasap” sem sucesso. Esta é a mensagem usada: Estou escrevendo para você por wasap. Diga-me se você receber minhas mensagens. Você me adicionou outro dia? Algumas variações dessas mensagens referem-se inclusive ao envio de imagens para tentar chamar a atenção do usuário e obter uma resposta através do número de telefone: Será uma falha do meu celular com o wassap. Xp não consigo parar de te mandar a foto! Você já viu? Achei que poderia adicioná-lo ao face ou wassap. Ou vejo você em smsduo O que eu faço?
No entanto, o remetente é um número 25568 e, como ele descobriu, FACUA, pertence à empresa Iebolina Tradicional SLAo responder incorre em elevadas despesas de facturação que podem ultrapassar os dois euros por cada mensagem enviada, uma vez que trata-se de um Serviço SMS Premium Um boato que já foi denunciado ao Secretário de Estado das Telecomunicações e da Sociedade da Informação
Além disso, esta fraude também foi denunciada a diferentes autoridades de defesa do consumidor em algumas comunidades autônomas, conforme relatado por FACUA, porque é acredita que pode incorrer em fraude enganosa E contém informações falsas que podem enganar o usuário, conforme disposto no artigo quinto da Lei 3/1991, de 10 de janeiro, sobre Concorrência Desleal
Diante de tal fraude, a melhor opção é excluir a mensagem e evitar atender para números de telefone desconhecidos.Além disso, o usuário pode entrar em contato com sua operadora para bloquear números de telefone e serviços de mensagens Premium, evitando assim qualquer tipo de fraude ou custo adicional involuntário.
Este não é o primeiro caso em que o nome do aplicativo de mensagens WhatsApp foi usado para tentar realizar uma fraude. E o fato é que a fama dessa ferramenta, que já é utilizada por mais de 400 milhões de usuários ao redor do mundo, também é utilizada de forma antiética para ganho pessoal. Seja usando uma aparentemente inocente mensagem de texto para capturar o usuário, ou mesmo propondo uma versão do WhatsApp para desktop em que é necessário oferecer o número de telefone para poder usá-lo e que, finalmente, acaba incorrendo em um fraude telefónica Em qualquer um destes É aconselhável usar senso comum e ter cuidado com destinatários desconhecidos.
Fotos: FACUA
