redes sociais e aplicativos de mensagens são os grandes gêneros no mundo dos smartphones Assim, são eles que mais crescem em termos de uso. Mas o que são e até que ponto estão crescendo? As respostas vêm do relatório da Global Web Index, empresa encarregada de medir a evolução das mídias sociais e outras questões relacionadas.
Isso mostra que o celular ou o smartphone continua a ser o rei, sendo a principal plataforma utilizada por um 66 por cento dos utilizadores inquiridos, contra 64 por cento que acedem a estes serviços através de tablet ou computador. Claro, desde que você acesse uma redesocial e não um site de microblogging Isso é , para serviços como Twitter ou Tumblr, onde dispositivos com telas maiores ainda são a primeira escolha de usuários. Mas quais são as ferramentas que sempre consultam pelo celular?
As principais redes sociais consultadas a partir do smartphone são Facebook com 69 %, YouTube com 59 % , Google+ com 37 %; seguido por Facebook Messenger também com um 37 % e o conhecido aplicativo de mensagens WhatsApp com um 36 % de uso dos usuários pesquisados.Fora dos cinco primeiros estão outros tão importantes quanto Twitter, Skype, Instagram, WeChat e LINE , que Eles continuam a crescer, mas não são tão usados quanto os anteriores. Ou pelo menos foram selecionados pelos usuários questionados em mais de 35 países Todos eles com um crescimento que se acentua trimestralmente depois do trimestre E é que eles têm cada vez mais usuários, embora outros pareçam ter começado um certo declínio. Em relação a esses dados, o aplicativo de fotos e vídeos Instagram surpreende, com 23% a mais de usuários ativos em relação ao ano passadoO que chama a atenção é que, entre os que mais estão perdendo usuários estão Facebook e YouTube, que continuam na frente, mas com menos atração do que as novas ferramentas que estão surgindo neste mercado.
Outras curiosidades lançadas por este relatório de GWI é a diferença regional desta pesquisa.E é que, embora globalmente a ordem tenha sido estabelecida como mencionamos nos parágrafos anteriores, o uso de uma e de outras ferramentas e redes sociais é um pouco diferente dependendo dos diferentes países. Embora as linhas básicas se mantenham, surgem como as redes sociais mais utilizadas para Europa, independentemente da plataforma a partir da qual é consultada: Facebook, Twitter e YouTube Uma lista que apresenta Google+ em vez deTwitterem outros países. Em todas elas predominam usuários com idade entre 25 e 34 anos
Por todas essas razões, parece claro que o mobile continua chamando a atenção e ocupando um lugar central em relação a outras plataformas. Pelo menos no que diz respeito a redes sociais. Lugares onde cada vez mais pessoas decidem compartilhar pensamentos, momentos, fotos e vídeos de suas vidas ou outros conteúdos da web.Destaque entre eles Instagram, que parece ser proclamado como o mais desejado após seu crescente número de usuários. Talvez desde que abriu para a plataforma Windows Phone há alguns meses
