Snapchat sofre ataque de spam frutífero
Definitivamente o aplicativo de mensagens Snapchat não está passando por seu melhor momento. Pelo menos no que diz respeito à reputação. E é que apesar do número crescente de usuários e milhões de dólares de investimento, seusproblemas de segurança surgem dia após dia. O último caso acabou sendo um ataque de spam que está enviando a um grande número de usuários uma imagem e um endereço de Internet sobre smoothies de frutasUm ataque que supostamente decorre do roubo de dados sofrido pelo aplicativo no início do ano ou de problemas com a segurança das contas dos usuários
O fato foi divulgado graças a um editor do médium especializado Wired, que sofreu este curioso ataque em sua carne. Assim, ele afirma que vários de seus contatos do Snapchat o teriam alertado há alguns dias sobre as mensagens estranhas que estavam recebendo de sua própria conta Mensagens que incluíam fotos de smoothies naturais feitos com frutas e que incentivavam o destinatário a visitar uma página da web Uma mensagem com conotações claras de spam ou abusivo para obter visitas na referida página da web, irritar e demonstrar a f alta de controle de Snapchat sobre problemas com seu aplicativo.
Este é um problema que Snapchat está ciente.Na verdade, de acordo com o editor mencionado, Joe Brown, um representante anônimo de Snapchat afirma que este tipo de ataque vem ocorrendo há alguns dias, sendo na maioria dos casos um ataque em que alguém tem o conta de usuário e senha do referido usuário. No entanto, eles também afirmam que não há indicação de um ataque usando táticas de força bruta.
Não há dúvidas se se trata de reminiscências do ataque sofrido no primeiro dia de 2014, quando a informação defoi obteve 4, 6 milhões de usuários do Snapchat, ou se, ao contrário, é um problema de usuários escolherem proteções e senhas muito simples e que coincidam com outros dados próprios. Em todo caso, um problema que não parece muito generalizado, mas que muitos usuários estão reclamando em outras redes sociais como Twitter sob a hashtag snapfroot que menciona a a página da web que é incitada a visitar nesses ataques e onde mostram as imagens recebidas.
Diante de tais eventos, e se algum usuário receber tais mensagens de uma conta conhecida, é melhor notificar o referido remetente que sua conta foi hackeada Portanto, o melhor é criar uma nova senha, mais segura e poderosa que impeça o acesso desses usuários que buscam criar spam massivamente. E, claro, não visite a referida página da web e evite encaminhá-la ou compartilhá-la como acontece no aplicativo WhatsApp, pois você só ganha mais hype.
Certamente uma nova mancha na carreira do Snapchat que, apesar de tudo, continua crescendo em popularidade, principalmente emEstados Unidos onde a fórmula das mensagens efêmeras que se autodestroem em poucos segundos parece estar se firmando especialmente bem entre os jovens