Parece incrível mas, após os controles de segurança do Google e os sistemas de avaliação de sua loja de aplicativos, ainda existem casos defraude no Google Play. A última a ser descoberta é a do Virus Shield, um suposto aplicativo que protege o smartphone ou tablet Android de vírus e que conseguiu subir no ranking para estar entre as ferramentas mais baixadas no Google Play, mesmo sendo um aplicativo payTudo isso sem ser eficaz ou fazer nada
Este é um caso curioso em que um aplicativo simples (tão simples que não faz nada) conseguiu se posicionar entre as topas do Google Play em pouco tempo, embora tenha sido uma fraude Algo que poderia ser potencializado pela abertura deste conteúdo store e incentivada pela ignorância de alguns usuários E, em poucos dias, conseguiu boas avaliações e comentários apesar de sua ineficácia. Mas como isso é possível?
Google é responsável por analisar os aplicativos que os desenvolvedores desejam publicar no Google Play Algo que eles fazem em conformidade com várias políticas de uso que regulam o , que não abusa do usuário, que não tem conteúdo sexual explícito e, claro, claro, que não roube informações nem contenha nenhum tipo de vírus.Porém, essa análise é feita por uma máquina que não detecta se o conteúdo é realmente eficaz Uma liberdade que os desenvolvedores gostam do criador de Virus Shield aproveitou a oportunidade para tirar proveito de milhares de usuários.
Dessa forma, o aplicativo obteve a classificação de 4,7 estrelas no Google Play, alcançando em poucos diasmais de 10.000 downloads Um fato que o levou a entrar nas listas dos aplicativos mais baixados. Tudo isso com um preço de cquatro dólares ou 2,3 euros e sob a premissa e descrição de proteger o usuário de todos os tipos de vírus. E é que não só pretende analisar os aplicativos já instalados e proteger o terminal, mas também consumir pouca bateria e não incluir nenhum .
A realidade é um pouco diferente.Algo que eles verificaram no meio Android Police ao analisar o código (as entranhas) desta ferramenta. Nela, eles encontraram apenas um aplicativo que muda seu ícone de um X vermelho para um tick quando a tela é tocada. Claro e simples. Uma fraude que conseguiu se infiltrar nas primeiras posições do Google Play sem fazer absolutamente nada e, claro, cobrando por isso
Atualmente, o aplicativo desapareceu da loja de aplicativos do Google, mas mostra abuso por parte dos desenvolvedores que não apenas tiram proveito de umsistema aberto para poder publicar todos os tipos de ferramentas, mas da ignorância e medo de usuários instalem vírus em seus terminais. Algo que, certamente após um impulso inicial de falsas críticas, comentários e avaliações, conseguiu atrair a atenção dos usuários por ocupar uma posição elevada dentro do listas de aplicativos mais baixados, obtendo novos usuários reais para pagar por uma fraude realÉ hora de Google ser mais rigoroso com suas políticas e armazenamento de conteúdo? Já mudou suas políticas de desenvolvedor, mas isso não parece ser suficiente.
