Eles descobrem novas vulnerabilidades no aplicativo de mensagens Viber
Mesmo que o aplicativo de comunicação Viber deva estar em um de seus melhores momentos depois de ser adquirido por O gigante das compras pela Internet Rakuten, novas sombras pairam sobre sua cabeça. Problemas que, infelizmente, não são a primeira vez, afligem este aplicativo e, mais especificamente, seus usuários, cuja privacidade pode estar em perigo se não forem modificados e Eles protegem os canais pelos quais Viber envia as informações das conversas.
Dessa vez foi a New Heaven University em Connecticut, EUA, que descobriu novas falhas de segurança. Problemas que, como alguns pesquisadores espanhóis já haviam descoberto, centram-se na f alta de criptografia de mensagens que os usuários desta ferramenta trocam entre si. No entanto, a isto deve ser adicionado a f alta de um protocolo de autenticação nos servidores de aplicação e o storage que é feito de informações do usuário neles. Pontos que podem ter consequências importantes, colocando em risco tanto a privacidade como a segurança do usuário.
Desta forma, qualquer informação enviada via Viber poderia ser interceptada e lida sem dificuldade por terceirosClaro, desde que você tenha o conhecimento e as ferramentas necessárias. Mas isso significa poder acessar as informações da mensagem, conhecer as fotos que são trocadas, os vídeos e até a localização. Detalhes que deixariam o cabelo de mais de um usuário arrepiado. E eles parecem problemas para iniciantes.
Mas o que é realmente notável é que os pesquisadores desta universidade também encontraram outros problemas relacionados aos servidores do aplicativo. Ou seja, os computadores e os caminhos pelos quais circulam as informações do usuário. Assim, sabe-se que não há autenticação, permitindo que hackers e terceiros tenham acesso a eles para capturar todas as informações e possam cometer outros delitos. E ainda mais, ao invés de eliminar a informação que passa por esses pontos para seus destinatários, está armazenada nelesAlgo que dá aos invasores mais possibilidades de obter todos os tipos de dados e detalhes do usuário.
Aparentemente Viber já está trabalhando para corrigir esses problemas em algumas atualizações que estão chegando ao Android e iOS, as principais plataformas. No entanto, há uma dúvida sobre o que acontecerá nesse meio tempo com o restante dos usuários. De acordo com a mídia PhoneArena, a empresa de aplicativos afirma não ter sido alertada por nenhum usuário que tenha sido afetado por qualquer uma dessas vulnerabilidades ou problemas
Sem dúvida, um problema a ter em conta, ainda mais depois dos escândalos de espionagem, mas também para a proteção dos próprios utilizadores, cuja privacidade pode ser exposta. No momento, é melhor não enviar informações confidenciais por meio desta ferramenta até novas atualizações chegam e verifica-se que estão totalmente seguros para o envio de mensagens, desenhos, fotos ou a localização