O Viber é atualizado para proteger as conversas dos usuários
O aplicativo de mensagens e chamadas gratuitas pela Internet está tendo um pouco de dificuldade agridoce E é que depois de serem adquiridosuirida pelo gigante asiático de compras pela Internet, Rakuten, eles descobriram várias e importantes vulnerabilidades em seu funcionamento. Problemas que podem comprometer a privacidade e a segurança dos usuários.É por isso que, nos últimos dias, a empresa tem vindo a lançar atualizações para as diferentes plataformas em que está presente.
Apenas alguns dias atrás Viber começou com a plataforma iOS , atualizando para versão 4.2.1 com o novo recurso sugestivo listado como: Melhorias no caminho Viber Lida com fotos, vídeos e mensagens de localização, além das correções de bugs usuais. Agora é a vez da plataforma Android, que mais uma vez apresenta a mesma novidade e descrição. Uma atualização que traz consigo novas barreiras de segurança para criptografar e codificar as informações que os usuários enviam uns aos outros e que antes podiam ser interceptadas por terceiros.
E o maior problema de segurança descoberto recentemente no Viber foi justamente a f alta de proteção dos diferentes tipos de mensagem que os usuários podem trocar.Assim, dados tão sensíveis como fotografias, vídeos ou mesmo a localização podem ser capturados por terceiros e facilmente lidos pois não contêm criptografia de qualquer tipo para protegê-los. Uma forma de saber a localização exata onde um usuário está ou ver as imagens que são tiradas para compartilhar com um contato.
Alguns problemas gravíssimos que, embora exijam o conhecimento e as circunstâncias necessárias para que ocorram, não podem passar despercebidos hoje em que privacidade é um dos pontos-chave, sendo os usuários os mais conscientes disso. Assim, após a denúncia dos pesquisadores que descobriram essas vulnerabilidades, os responsáveis por Viber começaram a trabalhar para tapar esses buracos. Ainda mais agora que pertencem a uma empresa renomada.
Com estas atualizações espera-se que todo o conteúdo que é transmitido através da aplicação Viber, pelo menos em Android e iOS, são protegidos de forma que ninguém possa ler o que é compartilhado nas mensagens, nem visualizar fotos enviadas ou localização. Além dessas atualizações, Viber parece estar trabalhando em seus servidores para melhorar ainda mais o serviço e evitar possíveis problemas. É por isso que hoje o serviço de aplicativos está fora de operação há várias horas, embora sem um anúncio específico deViberalém de relatar a manutenção do servidor e restauração do serviço.
Em suma, um movimento mais do que necessário hoje para garantir a confiança dos usuários, além de privacy e segurança das suas comunicações.Uma atualização que é recomendável instalar o mais rápido possível para evitar qualquer problema. Essas novas versões agora estão disponíveis gratuitamente na App Store e na Google Play.A plataforma ainda está pendente Windows Phone, embora se espere que sua atualização não demore muito.