As cinco fraudes mais perigosas do WhatsApp
fama não traz apenas coisas boas para um aplicativo. Um bom relato disso pode ser dado pelo WhatsApp que, depois de se tornar a ferramenta de mensagens mais difundida em todas as plataformas e com o maior número de usuários ativos, também possui conseguiu chamar a atenção de cybercriminals e scammers que usam este aplicativo como uma plataforma para seus crimes . Questões que vão desde aquelas mensagens em cadeia que incomodam por meio de bate-papos em grupo, até outras maneiras de chegar a roubar dinheiro dos usuários devido ao seu descuido ou aproveitando-se de sua ignorância.Sem falar naquelas fraudes que buscam capturar os incautos mergulhando na curiosidade, a fofoca e o morbo Aqui reunimos cinco dessas fraudes que conseguiram ser realizadas através de WhatsApp
1. Estou falando com você no WhatsApp. Diga-me se você receber minhas mensagens
Essa é uma das fraudes que busca captar a atenção do usuário para que ele responda inocentemente ao número 25565 E, ao responder a esta mensagem de texto SMS o usuário acabou assinando um serviço Premium ou pago alto preços. Uma farsa que se aproveitou da ignorância e boa vontade dos usuários do WhatsApp e cuja melhor medida é evitar responder, ignorando esta e outras mensagens que não vêm de números de telefone conhecidos.
2. Golpes para querer fofocar sobre as conversas do WhatsApp de outras pessoas
Um dos casos mais notórios de fraude por meio de WhatsApp tem o selo made in Spain Este é o suposto aplicativo espião do WhatsApp Ferramenta que conseguiu atrair a atenção dos usuários ao oferecer ler conversas de seus contatos anonimamente A realidade era bem diferente, obtendo o número de telefone do usuário, teoricamente para desbloquear e ativar o Serviço Premium Uma fraude que resultou na prisão do criador do falso aplicativo espião, que conseguiu arrecadar mais de 40.000 euros de usuários excessivamente curiosos.
3. Erro de segurança no próprio aplicativo WhatsApp
A própria ferramenta de mensagens foi severamente criticada por não ser o aplicativo mais seguro, apesar de ser o mais difundido. Um desses bugs descobertos colocava em risco a segurança dos usuários ao permitir capturar e saber a localização dos usuários ao enviá-los pelo aplicativo. Algo que felizmente não demorou a ser resolvido por meio de uma atualização Daí a importância de manter a ferramenta sempre atualizada em sua última versão.
4. Boatos sobre a privacidade do WhatsApp após sua compra pelo Facebook
A notícia da compra do WhatsApp pelo Facebook não só serviu para arrepiar os cabelos dos usuários mais invejosos de seusprivacy E é que as notícias sobre espionagem, a reputação duvidosa deste rede social e intimidade criaram alarme e embustes desnecessários.Entre eles cadeias de mensagens alertando que era necessário realizar todos os tipos de processos sem sentido para selar o aplicativo de mensagens. Até mensagens difamatórias que encorajavam a parar de usar o WhatsApp para sempre Novamente, trotes que só criam alarme desnecessário.
5. A mensagem do WhatsApp do próprio Mark Zuckerberg
Algumas dessas fraudes e golpes tornaram-se extremamente originais e ridículas Tanto a ponto de fazer crer que o mesmoMark Zuckerberg, criador do Facebook, escreveria uma mensagem em um não muito espanhol correto para relatar problemas do usuário após a compra WhatsApp Uma mensagem que também pedia o compartilhamento do conteúdo com all phonebook para poder ativar o aplicativo de mensagens novamente.Um sinal claro da busca por virality através do medo, ignorância e desconfiança do usuário. E não é necessário compartilhar tudo o que chega, usando bomsenso e analisando os sinais para descobrir se é uma farsa ou um alerta real. Algo que, com certeza, Zuckerberg daria conhecimento oficial ao usuário, por meios mais sérios e diretos,e não pelo encaminhado por um membro da família ou amigo