Aplicativos Android podem capturar imagens sem o consentimento do usuário
Numa altura em que a privacidade e segurança do utilizador é cada vez mais exigida, surgem novos casos de vulnerabilidades e problemas vêm à tona Desta vez o problema é a descoberta, após exaustiva investigação, da possibilidade de usar aplicativos para capturar imagens e até vídeos da câmera do terminal sem que o usuário saiba Uma atividade de espionagem que se mostrou possível na plataforma Android
O pesquisador que descobriu e criou o primeiro aplicativo capaz de cumprir essa missão foi Szymon Sidor Um cientista da computação que se deparou com isso ideia ao pesquisar um projeto diferente para a universidade onde trabalha. Assim, quase por acaso, ele decidiu se aprofundar no aspecto da espionagem através da câmera do terminal, tentando contornar as limitações atuais que obrigam um preview a ser exibido no tela.do que a câmera captura, além de sempre poder ver o processo do aplicativo rodando.
A cada erro, com uma nova tentativa, este pesquisador conseguiu criar seu próprio aplicativo para tirar fotografias e gravar vídeos mesmo quando o terminal tem tela desligadaPara fazer isso, ele astutamente recorreu ao aplicativo Facebook Messenger, que permite ter conversas de contatos do Facebook em bubbles no screen mesmo quando o aplicativo não está sendo usado ativamente e, portanto, não há registro de seu processo para alertar o usuário. Assim, aproveitando o mesmo sistema de bolhas, conseguiu superar a primeira barreira.
Porém, ainda havia a parte difícil, evitar mostrar na tela as imagens que são captadas pela câmera. Depois de tentar cobrir essas imagens com outras ferramentas ou torná-las translúcidas, Sidor conseguiu representá-las como apenas um pixel do screen Assim, reduzindo seu tamanho a uma parte praticamente invisível, mesmo sabendo onde olhar, esse problema foi resolvido. Desta forma, o resto da tela permanece desligado, exceto o referido pixel insignificante para capturar imagens sem que o usuário saiba o que está acontecendo.
O alarme levantado por esta questão está relacionado com a possibilidade de criar uma aplicação que nos permita realizar esta captura de imagem além disso para enviá-los para um servidor remoto Um problema que não ofereceria apenas para ver o que o usuário está capturando com seu traseiro e frontal câmera , mas o acesso a outros dados associados às fotografias, como o localização Tudo um golpe para a privacidade e segurança do usuário em queGoogle deve trabalhar para evitar a proliferação desses tipos de aplicativos e ferramentas de espionagem.
Existe atualmente uma boa variedade de aplicativos que buscam capturar imagens espiãs no Google Play, porém não conseguiram pular oadvisors e notificações que podem colocar o usuário na pista de que seu terminal pode estar espionando.Uma atividade que, por outro lado, é completamente ilegal, descobrindo recentemente um caso na Espanha que resultou em uma prisão Diante de tais violações, o usuário deve ficar atento às permissions que solicitam aplicações aparentemente simples, utilizando o lógica e bom senso como a primeira barreira contra a instalação de ferramentas suspeitas.