Governo decide não investigar segurança de dados do WhatsApp
Que a privacidade e segurança das comunicações são questões que preocupação dos usuários é algo que não escapa a ninguém. E é quando um aplicativo com mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo prova ter vulnerabilidades , mais de um fica com os cabelos em pé. É por isso que, em Espanha, o grupo político UPyD solicitou a Governo o estudo de segurança de WhatsAppe outras aplicações de comunicação para ver se realmente defendem as garantias mínimas de segurançaAlgo a que o Executivo recusou.
No seguimento da petição acima referida no Congresso dos Deputados, o Governo respondeu a UPyD com uma carta com a qual descarta solicitar uma investigação do aplicativo WhatsApp à Agência Espanhola de Proteção de Dados Um exame que determinaria se é uma ferramenta de comunicação segura e privada para uso dos cidadãos espanhóis. Mas o Governo tem suas próprias razões para recusar esta análise.
De acordo com o documento, o Governo da Espanha acredita que ambos WhatsApp como o resto de aplicativos de mensagens semelhantes, respeitam os regulamentos atuais Assim, cumprindo as leis, pode-se dizer que são ferramentas de comunicação seguro e privadoPortanto, não seria necessária uma investigação para saber a segurança dos dados que são compartilhados através do WhatsApp e muitos outros aplicativos atualmente disponíveis para smartphones
Além disso, acrescenta, a Data Protection Agency tem a função supervisor Desta forma, e em caso de qualquer anomalia no funcionamento e serviço destas aplicações, poderá iniciar seus próprios procedimentos para examinar a segurança do WhatsApp, por exemplo. Motivos que os levaram a não investigar esses aplicativos de mensagens, apesar das constantes notícias sobre vulnerabilities e problemas descobertos. Problemas que, por outro lado, nunca significaram um ataque massivo para os usuários.
Essa questão do estudo da segurança de um aplicativo pelos órgãos estaduais não é nova. De fato, na Alemanha o governo chegou a recomendar que seus cidadãos abandonassem o uso do aplicativo WhatsApp E, no caso dele, o Privacy Regulation Office, investigou a segurança dos dados deste aplicativo, encontrando notáveis vulnerabilitiese questões que levaram a este anúncio. Questões que podem se tornar alarmantes da boca dessas organizações.
O aplicativo WhatsApp nunca se destacou como a ferramenta de comunicação mais segura do mercado. Existem muitos casos de problemas em que terceiros podem ser obtidos com dados como o localizaçãoou incluindo informações das mensagens trocadas.Claro que para isso é necessário ter as ferramentas e conhecimentos necessários, aproveitando sempre uma ligaçãoWiFi à qual tanto a vítima como o cybercriminal, você deve se conectar. Situações não muito prováveis e que de WhatsApp eles tentam evitar com novas atualizações de segurança Para estes Possíveis problemas devem ser adicionados à compra da ferramenta pelo Facebook, cujas políticas de privacidade e estudos de hábitos dos usuários levantaram muitas bolhas. Uma fama que levou até mesmo políticos a quererem investigar esse aplicativo.