Google acessa suas informações pessoais pelo celular
Na última atualização do mecanismo de pesquisa Google de o celular Android, Google deseja acessar todos os seus informações pessoais Dados que vão desde questões mais ou menos básicas, como saber a exata localização do usuário, até questões particulares comoacessar e editar mensagens de texto, conhecer seu histórico de navegação na Internet ou até mesmo navegar em seus contatos.Informações que Google justificam serem necessárias para realizar as funções deste aplicativo, mas que são abusivaspara a prática usual como Internet browser
A polêmica surge após a última atualização do aplicativo Google Search Ferramenta que funciona como o buscador já faz na página web , mas que solicita uma grande quantidade de permissões do usuário para acessar todos os tipos de dados. A justificativa para essa pergunta vem de Google Now, o assistente proativo da empresa. Uma ferramenta que vem ganhando cada vez mais importância ao realizar tarefasautomáticas, tirando dúvidas e informando o usuário sobre assuntos de interesse antes mesmo que ele pergunte. No entanto, Até que ponto o acesso total do Google aos dados do usuário e móveis é justificado? O usuário está realmente ciente?
As permissões que os aplicativos solicitam antes de serem instalados em um terminal Android é um assunto bastante controverso. Este é um processo obrigatório pelo qual os usuários devem passar ao baixar uma nova ferramenta em seu smartphone Assim, uma janela pop-up do Google Play solicita que o usuário aceiteessas permissões. Perguntas que a aplicação afirma necessitar para o seu bom funcionamento, embora nem sempre correspondam à realidade. Ou seja, um aplicativo de informações weather precisa ter acesso a Internet para atualizar os dados. Ele pode até solicitar permissão para acessar o sensor GPS e saber a localização do usuário para apresentar informações sobre a área em que ele está.Mas não seria normal que esse tipo de aplicativo solicitasse acesso a SMS ou outras funções que impossibilitassem seu funcionamento.
No caso de Google Search as permissões cobrem o amplo espectro de funcionalidades do terminal. Uma etapa que deve ser aceita para usar a versão mais recente do aplicativo, principalmente se você deseja usar um relógio inteligente. Com isso, este aplicativo pode acessar histórico de aplicativos e páginas da web consultado pelo usuário. Além disso, você pode ver em primeira mão a informação das diferentes contas que o usuário possui no terminal. Ainda mais surpreendente é a possibilidade de acessar a lista de contatos, podendo editá-la, ou fazer o mesmo com a eventosque o usuário possui em seu calendário. Mas esta é apenas a ponta do iceberg.
Ao lado da localização exata do usuário, o aplicativo Google Search também é capaz de receber e enviar mensagens de texto SMS e MMS, bem como ler as que o usuário já possui. Exatamente a mesma coisa que acontece com o telefone e o histórico de chamadas Mas se esse conteúdo pode não parecer privado, o aplicativo também tem acesso ao microfone e câmera do terminal. E, claro, aos conteúdos multimídia (fotos, vídeos e áudio) armazenados no dispositivo.
Além dessas permissões principais, eles também podem deixar os cabelos dos usuários mais preocupados com sua privacidade a lista de funcionalidades que eles são coletados na categoria Outros Problemas tão marcantes quanto “baixar arquivos sem notificação”, conectar a redes Wi-Fi , parear com dispositivos Bluetooth, impedir que o dispositivo entre em modo de suspensão ,executar na inicialização, ler dados de contato de contas do Google e mais alguns.
Permissões que podem ser entendidas devido às funções do assistente do Google Now E é que é capaz de escrutinar oe-mail do Gmail do usuário para saber se ele reservou voos, hotéis e carros e apresentar um cartão com todas essas informações. Ou mesmo ser capaz de ditar em voz alta “OK Google, lembre-me de jogar o lixo fora quando sair de casa” Perguntas teoricamente úteis, mas são usados pelo usuário? Eles não são um abuso do Google?
Nesta última atualização do aplicativo Google Search tem muito a ver com Android Wear, a recente plataforma criada para relógios inteligentes. E é que, nele, o assistente Google Now tem presença marcante para poder realizar todo tipo de tarefas apenas dando uma ordem para a boneca.Algo necessário ao ter que acessar o terminal para enviar uma mensagem de texto, marcar uma consulta, etc Mas, não poderiam ser funcionalidade-desculpa para acessar furtivamente os dados do usuário em benefício do Google?
A questão é que a aceitação dessas permissões tem se constituído como um custom Um mero procedimento que o usuário tenha se acomodado para aceitar antes instalação de um aplicativo. Algo que muitos desenvolvedores e empresas, como Google, podem aproveitar para acessar todas as informações do usuário e seu terminal Dados private que podem ser usados por terceiros para qualquer finalidade: desde melhorar o funcionamento do aplicativo até Obter arquivos e documentos particulares com os quais chantagear ou obter algum benefício. E você Leu com atenção todas as permissões dos aplicativos que instala no seu celular ou tablet?
