Apps com compras internas não serão mais chamados de gratuitos no Google Play
A pressão dos consumidores valeu a pena. E é isso, depois dos protestos e reclamações de muitos usuários sobre o perigo de compras dentro de aplicativos que são oferecidos como gratuitos , a Comissão Europeia conseguiu concordar com o Google algumas regras básicas para evitar confusão e cargas involuntárias por meio dessas ferramentas.Acordos que significam que aplicativos com compras integradas não serão mais chamados de gratuitos mesmo que não custem dinheiro para download.
Isso foi confirmado pela Comissão Europeia em uma carta e pelo Google na mídia Android Police, confirmando que têm trabalhado em estreita colaboração com a Comissão Europeia e associações de consumidores para defender os utilizadores e, acima de tudo, tudo, para as crianças na plataforma Google Play É por isso que mudanças recentes foram realizadas na loja de aplicativos de Googlepara corresponder às demandas levantadas por este órgão comunitário:
Primeiro, aplicativos chamados gratuitos não podem enganar os consumidores sobre seu custo real.
Jogos não devem incentivar crianças a comprar conteúdo nem persuadir adultos a comprar conteúdo para elas.
Usuários e consumidores devem conhecer as formas de pagamento dessas compras no aplicativo, e essas não pode ser carregado por padrão sem seu consentimento explícito.
Desenvolvedores ou comerciantes devem fornecer um email para os consumidores estabelecerem contato direto em caso de reclamação ou qualquer problema.
É por isso que, nos últimos meses, os usuários da plataforma Android puderam perceber mudanças como o rótulo que aparece a seguir para o nome do jogo ou aplicativo em Google Play que diz: Oferece compras no aplicativo Além disso, Google também modificou o processo de checkout para inserir uma senha forte antes efetue cada pagamento, evitando assim os 30 minutos tempo permitido anteriormente para comprar novos itens sem ter que superar uma barreira.Algo que tem dado mais de uma dor de cabeça a muitos pais. Finalmente, para satisfazer as exigências da Comissão Europeia, Google deve parar de se referir aojogos e aplicativos com compras no aplicativo como conteúdo gratuito Algo para se esperar nas próximas semanas.
É por isso que os usuários testemunharão uma mudança notável em termos de conteúdo do Google Play Assim, as listas de jogos e jogos mais proeminentes aplicativos gratuitos como Top Gratis sofrerão uma mudança substancial, tendo atualmente uma porcentagem de 80% desse tipo de Freemium ferramentas (grátis com compras no aplicativo). Algo que, por sua vez, pode afetar os downloads de títulos conhecidos como Clash ou Clans ou o famosíssimo Candy Crush Saga Teremos que esperar para ver as reações de seus desenvolvedores ou se Google decidir criar uma nova seção para listar os melhores ou conteúdo mais popular com compras no aplicativo.
Estas medidas propostas pela Comissão Europeia não têm a ver apenas com a empresa Google E é que os problemas associados ao sistema Freemium ou aplicativos gratuitos com compras integradas também são típicos de Apple, então as reações sobre isso são esperadas.
