Facebook testa postagens efêmeras em seu aplicativo para iPhone
Na empresa Facebook eles nunca ficam de braços cruzados. E é que, quando não estão testando um novo design para tornar sua rede social mais atrativa e funcional, estão lançando testa através de seus aplicativos para testar novos recursos e opções. Algo mais do que necessário para se manter entre as redes sociais mais utilizadas e seguidas pelos usuários.Nesta última ocasião, os testes centraram-se num conceito que parece continuar a atrair a atenção de Mark Zuckerberg, criador de Facebook : o efêmero
Assim, por alguns dias alguns usuários do aplicativo Facebook no iPhone encontraram uma característica curiosa. Quando você postar uma nova atualização de status ou qualquer outro conteúdo em seu mural, você encontrará a opção Escolher expiração. Ou o que é o mesmo, escolha o tempo de expiração ou eliminação Desta forma você pode programar o autodeletion dessa publicação antes mesmo de se tornar pública, limitando assim o número de pessoas que a verão e controlando sua propagação.
Nas capturas de tela que alguns usuários publicaram depois de perceber a introdução desse recurso, é possível ver as diferentes opções que o Facebookoferece .Assim, o usuário pode deixar a publicação visível de uma hora a sete dias, passando por outros intervalos de tempo intermediários. Decorrido esse tempo, a publicação é excluída do seu mural para sempre, embora possa permanecer nos servidores do Facebook até 90 diasapós sua exclusão antes que desapareça de forma efetiva e permanente.
O efêmero nas postagens e nas comunicações entre as pessoas parece chamar a atenção. Prova disso é o sucesso do aplicativo Snapchat que ficou tão famoso por esse recurso. Com ele, os usuários podem definir quantos segundos uma foto ou vídeo pode ser visualizado pela outra parte em uma conversa antes que o conteúdo desapareça. Algo que Zuckerberg deve ter gostado a ponto de tentar comprar este aplicativo, que segue seu próprio caminho independente.
Depois do acordo fracassado Facebook não renunciou a experimentar o efêmero. Por isso lançou um aplicativo chamado Poke que acompanhava de perto o funcionamento do Snapchat, permitindo enviar fotos e vídeos de uma única visualização para os contatos desta rede social. No entanto, a ideia não se concretizou, com o próprio Zuckerberg afirmando que a referida ferramenta havia sido uma mera experiência. Foi aí que começou a tomar forma. Slingshot Um novo aplicativo focado no envio de conteúdo que só pode ser visualizado uma vez. Claro, neste caso com uma reviravolta em termos de conceito, obrigando o usuário a compartilhar fotos e vídeos se ele quiser poder ver o que outros usuários envie-lhe .
De qualquer forma, por enquanto Facebook está testando a possibilidade de publicar atualizações de status com vencimento dataAlgo que pode ser útil para usuários que desejam controlar a visibilidade de seus status antes mesmo de publicá-los. No momento teremos que esperar para ver se Facebook decide estender esse recurso para o restante dos aplicativos móveis quando terminar seus testes.