Google Play pode começar a mostrar taxas para compras no aplicativo
A empresa americana Google parece ter começado a trabalhar dando à sua loja de aplicativos uma lavagem de imagem completa Google Play Apenas algumas horas depois de sabermos que Google Play exigirá que os desenvolvedores exibam seu endereço físico na guia dos aplicativos , desta vez é uma nova fonte que nos coloca na pista de que Google Play começará a mostrar as taxas de compras dentro dos aplicativos Essa novidade afetaria aplicativos do tipo freemium, ou seja, aplicativos que possuem download gratuito, mas que, ao mesmo tempo, incorporam opções de compra em sua interface.
A fonte desta informação reside na própria empresa Google, especificamente em um e-mail enviado pelo Suporte do Google Play para um desenvolvedor de aplicativos e publicado no site americano AndroidPolice . Neste e-mail, além de informar o desenvolvedor da nova medida do endereço físico nos aplicativos, Google também anuncia que em breve começará a mostrar as taxas das compras internas dos aplicativos , conforme podemos ler neste fragmento do e-mail.
Vamos mostrar na aba de descrição do aplicativo as tarifas dos apps que oferecem compras internas e/ou assinaturas.
A medida de mostrar as taxas de compras internas de aplicativos não parece exagerada, já que hoje a única maneira de descobrir o preços dos complementos e/ou assinaturas de aplicativos é primeiro baixar e instalar o aplicativo e depois verificar as tarifas de cada compra interna. Um bom exemplo de como pode ser essa novidade do Google Play pode ser encontrado na App Store, a loja de aplicativos da Apple; Nesta loja, os aplicativos com opções internas de compra incluem uma seção em seu arquivo que mostra o ranking das compras mais populares dentro do aplicativo (sob o nome "Top purchases into the app «), e trata-se de uma lista que recolhe tanto o nome de cada compra como o respetivo preço. O sistema que o Google provavelmente pretende introduzir no Google Play será bastante semelhante ao da App Store, pelo que poderemos saber antecipadamente todos os preços de compras de um aplicativo antes mesmo de baixá-lo.
Neste momento não existe uma data precisa para a implementação desta medida, embora seja de presumir que - assumindo que é uma notícia completamente confirmada - a sua chegada não deve esperar para além de alguns semanas a partir de hoje. Não há dúvida de que os golpes cada vez mais crescentes em Android acabaram levando a Google a aplique uma política de “transparência” em relação a tudo o que acontece dentro da sua lojaGoogle Play
Primeira imagem de propriedade de CustHelp .
