Leitor KNFB
Designs, entretenimento, o melhor celular... Às vezes esquecemos que o objetivo principal da tecnologia é facilitar a vida das pessoasFelizmente, por vezes surgem propostas como KNFB Reader, que podem significar uma verdadeira mudança no quotidiano de uma pessoa cega. Atualmente disponível para iPhone e iPad, este aplicativo usa a câmera do dispositivo para reconhecer o texto impresso de folhetos, menus ou cartazes. Em seguida, use sua voz para que o usuário saiba do que se trata. Un concepto que parece sencillo pero que lleva detrás cuatro décadas de investigación La app KNFB Reader está disponible para iOS (debería llegar en los próximos meses a Android) por 100 dólares.
KNFB Reader usa a câmera do celular para tirar uma foto de um texto escrito (seja um pôster, um folheto ou um restaurante menu) e analisar quase instantaneamente. Em seguida, o aplicativo começa a ler o conteúdo escrito para que o cego interaja com os objetos do cotidiano que o cercam. De acordo com os testes realizados pelos próprios usuários, o nível de precisão deste aplicativo é muito alto, o que representa um grande passo em sua independência e conforto no momento usando objetos do cotidiano. E essa tecnologia pode evitar muitas dores de cabeça na hora de comer em um restaurante, nas compras ou na leitura de todo tipo de texto impresso.
Outra característica importante deste aplicativo é que ele tem um visualizador de ajuda para centralizar a imagem no texto que você deseja fotografar e umestabilizador para evitar ter que repetir a foto mais vezes. Além disso, está preparado tanto para ler textos em uma única coluna quanto para ler textos distribuídos em várias colunas A grande novidade para os usuários espanhóis é queKNFB Reader não está disponível apenas em inglês, mas também é capaz de reconhecer outros idiomas, como Espanhol, francês ou alemão (entre outros).
Este aplicativo móvel é o resultado de quatro décadas de pesquisa de Ray Kurzweil, um funcionário veterano da Google e cientista especialista em inteligência artificial, em colaboração com a Federação Nacional de Cegos. Para se ter uma ideia da evolução dessa tecnologia desde então, o primeiro protótipo apresentado por Kurzweil tinha o tamanho de uma máquina de lavar e custou 50.000 dólares. Nos últimos anos, essa tecnologia foi aprimorada para que possa ser usada com uma câmera e um celular Nokia… ao preço de US$ 1.000. Sem dúvida, disponibilizar essa tecnologia em forma de app é um passo muito grande que vai facilitar muito seu uso em larga escala. No momento, este aplicativo está disponível apenas para iOS por US $ 100. No entanto, está previsto estender este aplicativo para a plataforma Android nos próximos meses e até mesmo levá-lo para o Google Glass. Essa etapa faz sentido porque os óculos são controlados pela cabeça e podem ser uma forma ainda mais natural de interagir com os objetos.