A China está no meio de uma revolução social. Prova disso são as constantes e massivas manifestações que estão invadindo as ruas das Hong Kong Rodovias e praças cheias de cidadãos pedindo mais democracia para o país. Para se organizar, utilizam as redes sociais e aplicativos de mensagens. WeChat, LINE ou WhatsApp são as grandes ferramentas de mensagens no mercado asiático, assim como outras redes sociaisMas o que fazer quando o governo é capaz de vetar o acesso a alguns desses serviços como já aconteceu com a rede social Instagram ? A resposta veio do aplicativo FireChat
E esta ferramenta de mensagens tem uma abordagem curiosa para evitar depender de conexões com a Internet para seu funcionamento. Assim, FireChat consegue funcionar até offline, permitindo enviar e receber mensagens através conexões diferentes, como Bluetooth ou tecnologia WiFi Direct Perguntas que se tornaram a ferramenta perfeita para isso manifestações em massaonde o governo chinês tem o poder de abrir ou fechar a torneira à vontade em relação à Internet
O recurso especial deste aplicativo permite que os manifestantes entrem em contato com direct, no grupo e sem depender de outros serviços que podem ser censurados. Tudo isso sabendo que a rede de aplicativos e contatos se estende a locais onde os usuários estão próximos uns dos outros, sem que haja uma grande distância entre eles, aproveitando cada terminal como ponto de conexão com o próximo usuário O único problema com o uso deste aplicativo é que não é completamente anônimo , sendo necessário cadastrar um endereço de e-mail e um nome de usuário para começar a usá-lo. Portanto, seu criador sugere que os manifestantes usem apelidos e nomes falsos caso decidam tirar proveito dessa ferramenta.
De acordo com a mídia BBC, mais de 100.000 pessoas aderiram ao serviço FireChat em menos de 24 horas O que significaria um novo usuário a cada segundo. O problema de não usar Internet e os próprios servidores do aplicativo é que eles não oferecem dados oficiais conhecidos do número de pessoas que o usam ativamente ao trabalhar offline. No entanto, seu criador confirmou que as conversas em grupo pela Internet deste serviço adicionaram mais de 800.000 usuários no último diaCrescimento sem precedentes.
Com este aplicativo, os usuários comunicam e planejam demonstrações sabendo que, após se desconectarem da rede, esses conversas desaparecem E não só isso, mas uma vez no local combinado, os usuários podem usar seus próprios dispositivos para manter contato no mesmo local sem intervenção ou espionagem por parte o governo chinêsTudo isso sem perder de vista os protestos que estão realizando para exigir sufrágiouniversal e mais democracia ferramentas para todos China Algo em que a tecnologia e, mais especificamente, uma simples aplicação, está a ter muito que fazer.
