Uber será perseguido pela Polícia e Guarda Civil também em Madri
Não tem como o serviço de transporte particular da Uber chegar a uma nova cidade sem levantar polêmica. Depois de se estabelecer e começar a operar na cidade de Madrid para oferecer viagens mais baratas que os táxis , as Autoridades de Transporte da Comunidade de Madrid manifestaram a intenção de processar e multar esta prática de exercício em concorrência deslealAlgo que vai dificultar muito as coisas para os Uber motoristas que decidem trabalhar para esta empresa na capital espanhola.
Isso foi esclarecido pelo Ministro Adjunto dos Transportes, Infraestruturas e Habitação da Comunidade de Madrid, Borja Carabante, após reunião com o principais associações de taxistas da capital. Assim, tanto a Polícia Local como a Guarda Civil trabalharão para identificar e multar os motoristas que infrinjam as leis de transporte de passageiros, sejam eles “veículos piratas” que operam no aeroporto , ou serviços como o que Uber oferece através de seu aplicativo.
A Comunidade de Madri apoia, portanto, o sindicato dos taxistas, contando com a Lei dos Transportes Rodoviários ViajantesE é que, como defende este sindicato, Uber não protege os usuários e viajantes por não ter as necessárias licenças e seguros para o seu transporte escolhido por lei. Além disso, como Carabante afirmou, é uma prática desleal em relação aos taxistas.
Por isso, motoristas colaboradores da Uber podem ser identificados pelas forças de segurança do estado e, caso demonstrem infração à lei , sendo penalizado Multas que vão desde 4.000 euros e que podem ser prorrogadas até 18.000 euros se a prática se repetir Algo que fará os motoristas associados a este controverso serviço pensar duas vezes, e é que eles também têm o Risco de imobilização do seu veículo.
A medida não surpreende depois que o Governo da cidade de Barcelona apresentou um plano de ação contra motoristas de Uber em BarcelonaLá, há vários meses, a Guardia Urbana está condenada a multar motoristas de Uber e outros serviços que não respeitam a lei. Multas elevadas que tentam dissuadir os condutores associados de realizarem corridas e percursos sem terem as licenças necessárias.
O vice-conselheiro afirmou que essas medidas começarão a ser aplicadas na capital a partir de próxima segunda-feira, dia 6 de outubro, rendendo um período de tempo cortesia para Uber e seus motoristas apresentarem os documentos legais necessários para operar como uma empresa de transporte transport.
No momento, Uber não se pronunciou sobre o assunto. No entanto, continua expandindo seus negócios com novos serviços como Uber for Business (Uber para empresas). Com ele, pretende que as pequenas e médias empresas escolham a sua plataforma para transportar trabalhadores, podendo controlar as despesas e percursos de forma cómoda, com a mesma conta e poder observar todos os detalhes pelo app.