Embora Snapchat tenha sido o aplicativo de mensagens que promoveu o conceito de efêmero e privado , já existem vários casos em que seus usuários foram vistos comprometidos Seja por mensagens de spam recebido massivamente, devido ao furto de informação ocorrido no início do ano ou, curiosamente, devido ao recente e alegado roubo de imagens que deveriam ter sido removidas da InternetE é justamente neste último caso, em que o mais curioso é que Snapchat não tem culpa de nada.
Assim, o famoso fórum 4Chan onde o Celebgate foi lançado ou filtragem de centenas de imagens de celebridades recentemente nuas, sediará o próximo dia de 12 de outubro a publicação de próximo 200.000 fotos de usuários do Snapchat que acreditavam que suas imagens haviam sido removidas segundos depois de serem visualizadas pelo destinatário. E essa é a mecânica desse aplicativo de mensagens efêmero: exclua todo o conteúdo após alguns segundos de visualização.
No entanto, a empresa de Snapchat emitiu uma declaração confirmando que seus servidores não sofreram nenhum tipo de ataque, lavando assim as mãos do iminente vazamento de imagens.Então, de onde vêm as supostas imagens roubadas do Snapchat?
Conforme confirmado pela própria empresa, as imagens vêm de aplicativos de terceiros que copiaram seu modelo como SnapSave, que parece ser o verdadeiro culpado. Assim, os usuários desta ferramenta seriam as verdadeiras vítimas potenciais, e não aqueles que usam Snapchat De fato, em seu comunicado, a empresa de Snapchat afirma lutar contra aplicativos falsosque tentam se passar por ele ou oferecem serviços adicionais, como armazenamento secreto de imagens compartilhadas. E, como defendem em seus termos e políticas de uso, proíbem que outras ferramentas realizem esse serviço justamente para evitar esse tipo de problemas
No entanto, esta não é uma resposta oficial que permite aos usuários do Snapchat respirar com tranquilidade. Aparentemente, o próximo vazamento no 4Chan não mostrará apenas as quase 200.000 fotos que foram supostamente roubado de SnapSave, mas será relacionado a seus respectivos usuários Sem dúvida, um direto ataque à privacidade dos usuários que pensaram que suas imagens seriam esquecidas após alguns segundos.
O vazamento ocorrerá, se não houver alterações, no dia seguinte 12 de outubro Data que alguns começaram a temer devido às possibilidades de sexting oferecidas por Snapchat e seus clones. Assim, muitos usuários decidiram usar essas mensagens efêmeras para proteger sua privacidade mas sem limitar sua atividade no envio de fotos pornográficas ou comprometer.Algo que eles podem estar se arrependendo agora. Ainda teremos que esperar para saber se a ameaça do usuário do 4Chan que afirma ter ditos dados é realmente verdadeira, e se a privacidade de quem usaSnapchat não foi visto, como a própria empresa diz, comprometido.
