Vazamentose privacidade do usuário continua a ser um tema quente. Seja por comprometer informações sigilosas, por escândalos de espionagem ou por não respeitar, simplesmente e claramente, privacidade do usuário Claro, ao brincar com fogo, essas coisas são mais prováveis de acontecer. Algo que se encaixa muito bem com o mais recente escândalo a esse respeito, que atinge em cheio o aplicativo Whisper e seus usuários.Uma ferramenta criada para liberar segredos de forma supostamente anônima, e que acaba de se mostrar menos.
Isso foi publicado pelo jornal britânico The Guardian E descobriram que o aplicativo que supostamente protege o anonimato de seus usuários para permitir que eles comuniquem coisas que de outra forma não fariam, sim retém e compartilha alguns de seus dados Mais especificamente, sua localização Mas não termina aí. E é que, além de saber de onde publicam esses comentários, segredos e confissões, compartilham com outras organizações, como oDepartamento de Defesa dos Estados Unidos Problemas que deixarão os cabelos de mais de um usuário arrepiados.
Parece que Whisper está armazenando dados de geolocalização do usuário.Mesmo daqueles que desativaram essa opção nas configurações Algo que o jornal britânico negou categoricamente em sua investigação. No entanto, apenas quatro dias após contatá-los, a Whisper empresa modificou seus termos de uso para introduzir a capacidade de gravar e armazenar dados do usuário. Claro, dados gerais de localização que, em teoria, protegem a sua privacidade, podendo apenas saber a sua posição numa área de500 metros de margem
Notavelmente, foi confirmado que Whisper está colaborando com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos Estados Unidos, compartilhando informações do usuário com eles. Embora eles afirmem não transmitir dados específicos do usuário, como seu nome, eles trabalham para reduzir o número de suicídios e outros assuntos discutidos no aplicativo, que muitas vezes é usado como meio de fuga ou confissão em bases militares dos EUA
Além desta questão, e como parece ser habitual no mundo tecnológico, a empresa tem colaborado com o MI5 e o FBI nos casos em que possa haver um risco de ataque ou em que a vida de um usuário possa estar em risco. Claro, de acordo com The Guardian, Whisper também armazenaria dados do usuário em um banco de dados onde eles podem ser facilmente pesquisados. Eles também confirmaram que monitoram informações que podem ser interessantes ou de interesse. E parece muito suculento lidar com informações sabendo de onde elas vêm sem fazer uso delas.
Portanto, apesar de oferecer uma plataforma relativamente anônima para outros usuários onde você pode postar todos os tipos de segredos e confissões, você não tem que perder de vista que tal conteúdo é analisado e pode ser sujeito a investigação por organizações internacionais de segurança, bem como outras empresas que possam colaborar com WhisperPortanto, um lugar não tão secreto onde confessar o que foi feito ou o que está planejado para ser feito.
