WhatsApp causa prejuízos ao Facebook
Agora que o aplicativo de mensagens WhatsApp é de propriedade de Facebookoficial e definitivamente, a empresa da rede social divulgou os resultados econômicos do trimestrerelacionados com a referida ferramenta de comunicação. Alguns dados surpreendentes para mostrar como WhatsApp não é lucrativo para Facebook, mesmo incorrendo emperdas apesar da fama, do valor do aplicativo e do custo que isso implicou para a rede social.
De acordo com dados publicados pelo Facebook, o aplicativo WhatsApp gerou apenas 10 milhões de dólares de lucro durante o ano 2014 Um número que não é nada mau considerando que não faz uso de ou outros modelos de negócios além de seus 0, 89 euros de custo por renovação anualUma tarifa acessível para qualquer tipo de usuário para um serviço que é usado todos os dias e quase todas as horas.
O problema é que, durante o mesmo período de tempo, o aplicativo de mensagens perdeu nada menos que 140 milhões de dólares A mais de soma considerável para uma empresa desse porte. Perdas que, apesar dos benefícios alcançados, não conseguiriam devolver a Facebook a mais de 22 bilhões dólares que você gastou para comprar este aplicativo.
Embora isso seja apenas uma pitada para Facebook Uma empresa que, com quase três vezes mais usuários do que WhatsApp e diferentes linhas de negócios entre as quais os anúncios de , obtiveram 3.200 milhões de lucros durante este 2014 Dados que não não permite comparação entre a rede social e o aplicativo de mensagens tanto para seus sistemas de monetização, quanto para seus histórico , número de usuários e tempo de vida.
No entanto, comprar WhatsApp não pode ser considerado desperdício de dinheiro. E é que, embora ainda não produza benefícios para Facebook, significa ter uma legião de usuários de todo o mundo, mais de 600 milhões de acordo com as últimas estimativas, que a rede social não contava entre suas fileiras.Todos eles nas plataformas mobile, sendo um ponto a favor para o futuro de empresas como Facebook
Além disso, sabe-se que boa parte dos 140 milhões de perdas do WhatsApp foram gasta com contratação e salário de trabalhadores Salários que podem ser altos para uma pequena empresa, mas que parece apostar em recursos e valor humano.
Outro dado interessante que emerge do relatório financeiro do Facebook é o detalhamento desses 22 mil milhões de dólares investidos na compra de WhatsApp Assim, sabe-se agora que 2 bilhões foram usados para comprar a base de usuários do aplicativo de mensagens, outros 448 milhões foram investidos na aquisição da marca, 228 milhões para obter seus tecnologia de comunicação e o restante 15, 3 bilhões em “boa vontade”.
Teremos que ver a partir de agora se Facebook resolve mudar o rumo do WhatsApp em termos de finanças. Ainda mais sabendo que as ligações telefônicas pelo serviço estão caindo. No entanto, Mark Zuckerberg, responsável por Facebook, e Jan Koum, responsável pelo WhatsApp, afirmou ativa e passivamente que não incluiráno aplicativo de mensagens.