Estes são os aplicativos de mensagens mais seguros para bate-papo
Conteúdo segurança e privacidade continua a ser um dos tópicos mais quentes entre os usuários de aplicativos Mensagens. E é assim, depois dos escândalos de espionagem, os numerosos casos de roubo de informação e a transmissão do que deveria ser secreto mas acaba sendo vox populi, sempre fica a dúvida de qual ferramenta tem mais barreiras e segurança para proteger tudo que é transmitidoUma pergunta que também foi feita pela EFF (Electronic Frontier Foundation ou Fundación de la Frontera Electrónica em espanhol), para a qual decidiu analisar e confrontar as diferentes aplicações e serviços de mensagens
Para o efeito, definiu vários pontos de referência que podem ser medidos nestes serviços e que estão relacionados com boas práticas e segurança no envio de conteúdos Pontos como criptografia de mensagens, se o provedor de serviços puder acessarao conteúdo que os usuários enviem e recebam, se possível acessar conteúdo passado sabendo a senha, se possível verificar a identidade dos contatos com quem você fala, se o aplicativo possui código aberto para verificar seu funcionamento, se a segurança do sistema está corretadocumentado e, finalmente, se o aplicativo foi auditado por uma equipe de segurança externa Detalhes que ajudam a saber o grau de segurança que eles oferecem e que, surpreendentemente, são características que os aplicativos mais famosos não possuem.
Portanto, se olharmos para esses motivos e olharmos para o grupo de aplicativos mais famosos, descobriremos que iMessage, a ferramenta para mensagens exclusivas de Apple, é o mais seguro. Embora não tenha um código aberto para ser analisado, nem permita a identificação de contatos, mas cumpre com o restante dos pontos levantados pelo EFFÉ seguido de perto por sua prima-irmã FaceTime, app de videochamada da Apple, com as mesmas fraquezas.
Mas e o WhatsApp, Facebook Messenger ouHangouts? Aparentemente, as grandes empresas não têm optado por aplicar as medidas máximas de segurança nestes serviços.Na verdade, essas três ferramentas, apesar de serem as mais difundidas, possuem apenas criptografadasde suas mensagens durante o envio, bem como foram auditadas por empresas de segurança para confirmar seu funcionamento. Detalhes que podem falhar diante de um ataque a fim de roubar informações ou interceptar comunicações Sem falar na questão do governo espionageme outros pontos em que também não podem afirmar ser os mais seguros.
Neste sentido, o aplicativo Telegram, conhecido por seus secret chats , há algo melhor deixado no esquema feito pelo EFF E tem várias outras medidas de segurança, embora sejam detalhes como não ter sido auditado externamenteNo entanto, devido à sua criptografia e à f alta de casos conhecidos de roubo de informações, é, juntamente com iMessage e Facetime o aplicativo mais seguro em plataformas móveis no momento .
O engraçado é que a EFF lista em sua tabela, que você tem publicado em sua página web, outra série de aplicações e serviços de mensagens que cumprem todos os pontos de segurança analisados. Ferramentas que, no entanto, são pouco menos que desconhecidas para os usuários e, portanto, não oferecem a utilidade do WhatsApp , sabendo que todos os usuários estarão lá. No entanto, eles são úteis para transmitir informações secretas com menor risco de serem interceptadas por terceiros.