Parece com sistema operacional de Apple dispositivoso banimento foi aberto para vírus, trojans e outros tipos de malware que outras plataformas já sofreram . E é que, com sua generalização e expansão, é mais tentador para cibercriminosos desenvolverem ameaças e ferramentas que lhes permitam conhecer os dados do usuário para seus benefício próprioAlgo que já aconteceu há poucos dias com WireLurker, que conseguiu infectar um bom número de dispositivos em China, e agora acontece novamente com outro aspecto e através de aplicativos
A ameaça foi descoberta pela empresa de segurança FireEye Recebeu o nome de Masque , e parece um malware pior do que WireLurker devido à forma como funciona. Assim, Masque chegaria ao iPhone, iPod ou iPad na forma de um simples e aplicativo inócuo, escondido nele. No entanto, ao instalá-lo no terminal, o programa cuidaria de substituir qualquer um dos aplicativos já instalados do usuário com uma aparência muito semelhante e funcionamento praticamente idêntico .
A diferença é que, em segundo plano, o malware é responsável por coletar todo tipo de informações do usuário para encaminhar ao cibercriminosoO problema é que Masque se concentra em substituir alguns dos aplicativos já instalados. Então, você pode tentar fingir ser Gmail e obter endereços de e-mail e mensagens, ou consiga agir como um dos aplicativos bancários do usuário para roubar todos os tipos de códigos e senhas, podendo assim chegar ao dinheiro do usuário se necessário.
Esta nova ameaça é possível devido a uma vulnerabilidade no funcionamento do iOS que não corresponde à credenciais de um aplicativo se um certificado de segurança igual já existir no dispositivo. Ou seja, esse Maque chega disfarçado de aplicativo com a mesma segurança de outra ferramenta já instalada para depois escolher qual personificar e onde roubar dados sensíveis do usuário.
De acordo com FireEye, Apple já foi informado sobre a vulnerabilidade do iOS que permite a livre ação de programas de malware como Masque No entanto, a partir Cupertino ainda não se pronunciou sobre o problema. Aparentemente, Masque pode afetar terminais com iOS 7 e iOS 8, independentemente de estarem sob o sistema Jailbreak ou não É claro que os aplicativos próprios da Apple parecem estar salvos da ameaça, sem poder ser suplantados por Masque ou sofrer roubo de informação de qualquer tipo por ela.
Diante disso, o melhor a se fazer é não instalar aplicativos de locais inseguros Ou seja, instalar ferramentas e jogos somente através do App Store Você também deve evitar desenvolvedores desconhecidos ou suspeitos, entrando apenas no conteúdo do terminal segurado , de fontes conhecidas e confiáveis.Teremos, portanto, que esperar que Apple desenvolva algum tipo de contramedida contra Masque Um novo vírus no sistema operacional que, até agora, poderia se orgulhar de não ter malware em geral. Uma etapa e ponto a favor da Apple que pode muito bem chegar ao fim, visto o que se viu.
