A liberdade oferecida pela plataforma Android e sua loja de aplicativos da Google Play Store é útil para encontrar todos os tipos de ferramentas e jogos Claro, isso significa encontrar conteúdo dedicado a uma ampla espectro de usuários, desde ferramentas crianças até conteúdo para adultos , no sentido mais erótico da palavra.Mas o Google criou uma maneira de impedir que os pequenos encontrem imagens e aplicativos que não deveriam ver. Veja como filtrar aplicativos para crianças via Google Play
O processo parental é bastante fácil de seguir. E é que você só precisa aplicar um filtro para evitar que crianças encontrem aplicativos ou jogos nos resultados da pesquisa com imagens, vídeos ou representações sexuais e não recomendados para a idade. Basta exibir o menu no botão no canto superior esquerdo dentro de Google Play Store e, a partir daqui, acessar a seção Configurações Uma vez dentro, basta rolar para Controles do usuário para encontrar a opção Filtro de conteúdo , o recurso visava impedir que determinados aplicativos e jogos fossem exibidos.
Ao clicar em Filtro de conteúdo, uma janela pop-up se abre para exibir toda uma coleção de opções que vão desde um nível de maturidade baixo a alto Além disso, existem as opções Para todos e Mostrar tudo Assim, é preciso entender que cada filtro possui algumas características únicas destinadas a um grau de amadurecimento do usuário. Mais especificamente, o baixo grau de maturidade mostra aplicações e conteúdos de violênciafantástica Também são ferramentas que podem coletar informações específicas sobre a localização do usuário. Tudo isso tendo algumas funções sociais O caso do nível de maturidademédia pode incluir conteúdo que fazer referências sexuais, violência real ou violência intensa de fantasia, bem como referência a drogas e jogos de azar Finalmente, o alto nível de maturidade pode exibir conteúdo sexual e sugestivo, violência explícita, simulação de jogos de azar, uso de drogas, álcool e tabaco.
Apenas marcando a opção Baixo nível de maturidade o pai ou responsável garante que a criança não instalará aplicativos ou jogos que vão além da visão a dupla de monstros lutando no verdadeiro estilo Pokémon O bom é que, após selecionar essa opção, Google Play Store solicita que o usuário defina um PIN ou código como senha para evitar que essa configuração seja alterada Uma maneira de garantir que ninguém contorne as proteções do sistema .
Outra opção é escolher a configuração Para todos Neste caso apenas os aplicativos que não são exibidos contêm materiais inapropriadosSão também ferramentas que não coletam dados como a localização do usuário Uma escolha para aqueles dispositivos que são usados por todos os membros da família e para os quais você deseja garantir conteúdo de quase todos os tipos que não ferem as sensibilidades. Esta opção também precisa ser desbloqueada com um código PIN para sua segurança.