En el pasado mes de diciembre, la compañía Apple comenzó a informar a los desarrolladores vía correo electrónico sobre los cambios en las políticas de impuestos y precios que se iban a producir en iTunes y la App Store Hoy pasa definitivamente a la acción aplicando los nuevos precios que, para desgracia de los usuarios, aumentan en una pequeña proporción tanto en el tema de aplicaciones y juegos, como en cualquier contenido digital adquirido desde Espanha.
Mas a culpa não é Apple Na verdade, as novas regulamentações europeias que promoveram essa mudança buscam evitar a evasão fiscal por parte da empresa de Cupertino obrigando ao pagamento do imposto de IVA correspondente ao país de origem do conteúdo , e não em paraísos como Luxembourg, onde até agora Apple realizou seus procedimentos financeiros para guarde uma boa pitada.
Assim, a nova regulamentação torna obrigatória a aplicação do IVA espanhol se você comprar da Espanha, o que significa aumentaraté 21% o imposto Algo que se vai notar a partir de hoje nos preços das compras na App Store com custos que vão aumentar cerca de 5% . Apenas alguns centavos nas menores compras, mas que o usuário final deve assumir, pois nem Applenem o desenvolvedores parecem querer comprometer seus lucros.Desta forma, uma candidatura que até agora envolvia um desembolso de 0,89 euros, passará a custar cerca de 0,93 euros Um aumento mais perceptível em jogos ou conteúdo de maior valor, mas na mesma porcentagem.
O passo já foi dado pela Apple há algumas horas, embora os sistemas devam refletir as mudanças em breve, mostrando os novos preços através da App Store antes de baixar um aplicativo ou jogo.
Este é um movimento de rotina para Apple, pois foi forçado a alterar os preços dos aplicativos em várias ocasiões passadas em outros territórios. Apesar do fato de que o desenvolvedor é oferecido para abrir mão de seus lucros para continuar oferecendo o mesmo preço, parece que na Espanha não será o caso usual.Esta alteração aplica-se a toda a Europa, onde a regulamentação entrou em vigor desde o passado dia 1 de janeiro. Mas não é o único território. Canadá, Islândia e Rússia também sofreram alterações. Claro, no caso de Islândia foi para reduzir o preço do conteúdo em sua exigência de baixo imposto.
Apesar de tudo, os dados divulgados pela Apple falam de novos recordes no momento da cobrança. Tanto é assim que no passado 2014 seu faturamento aumentou 50% Permitindo que todos os desenvolvedores acumulem ganhos de 10 bilhões de dólares em todo o ano Além disso, eles conseguiram superar seu recorde de vendas em Dia de Ano Novo, e também fazer a primeira semana de janeiro de 2015 o mais lucrativo na App Store até o momento.Questões que mostram o bom estado de vida desta plataforma, que já não será tão fácil sonegar impostos, mesmo que sejam os próprios utilizadores a acabar por pagar o preço.
