Um dos aplicativos com maior história e tradição no mundo dos smartphones está prestes a dar um grande passo em sua carreira. E é que Shazam parece disposto a deixar de lado a music para oferecer informações de outros objetos e conteúdos que o celular pode capturar. Uma forma de expandir seu mercado e reengajar o público.Um ponto chave depois dos anos que esse serviço está funcionando e que parece tirá-lo da arena até que alguém precise saber que música está tocando naquele momento.
Isso foi divulgado por seu CEO ou Diretor Executivo, Rich Riley à agência de notícias Reuters. E é que confirmou que após a rodada de investimentos recebidos melhorará o aplicativo para reconhecer mais que a música. De fato, o próprio Riley dá o exemplo de poder usar a câmera smartphone para detectar um pacote de cereais e tenha a informação nutricional imediatamente no seu telemóvel. Ou escaneie a capade um filme para ter acesso direto à compra de sua trilha sonora Perguntas bastante interessantes que podem ampliar as possibilidades de um aplicativo que foi relegado a levar ocupar espaço em telefones celulares e, eventualmente, ser usado.
Agora, no momento não se sabe quando ou como essas funções podem ser realizadas. E não foi especificado se Shazam começará a permitir a digitalização de barcodes como já oferecido por outras aplicações, ou se, pelo contrário, o fizer com um método mais complexo de reconhecimento de imagem Algo que permitiria detectar objetos depois de tirar uma fotografia com o celular. Isso também não é totalmente novo, pois aplicativos como o Google Goggles já permitem isso com obras de arte e uma lista limitada de objetos.
Aparentemente, esta é uma nova estratégia. Se no ano passado Shazam já tentou voltar à vanguarda das aplicações com uma renovação visual e funcional mais que necessária e interessante ou unindo forças com serviços de compra de música como iTunes ou streaming pela Internet como Spotify, agora parece que quer abrir novos mercados.Claro, sem detalhar nenhum assunto no momento.
Até hoje, Shazam serviu para reconhecer e caçar músicas. Assim, basta apertar o botão e aguardar alguns segundos enquanto ele detecta a música que está tocando na rádio, na loja ou em qualquer lugar para saber o artista ou banda que a toca, o nome da faixa, o álbum a que pertence e ainda com a possibilidade de seguir a letra. Além disso, graças às atualizações mais recentes, agora também permite vincular a Rdio ou Spotifypara ouvir a música inteira ou comprá-la em Google Play ou iTunes
Com tudo isso, Shazam poderia abrir as portas para um novo palco em que a música era apenas um tipo de conteúdo capaz de detectar.Além disso, seria uma ferramenta vantajosa para marcas e outros serviços, fechando acordos para entregar conteúdo diretamente aos usuários deste aplicativo. Por enquanto teremos que esperar para ver no que tudo isso se traduz.
