Apesar de serem penalizados pela lei de trânsito, muitos usuários manipulam seus smartphones durante a condução, além de consultar mapas ou radares de trânsito. E é que enviar mensagens de WhatsApp é um perigo real ao dirigir, mas uma prática comum para muitos. No entanto, em Murcia eles também estão cientes do perigo que correm os próprios pedestres ao consultar suas mensagens durante a marcha e, principalmente, ao atravessar a via. É por isso que eles implementaram uma boa coleção de sinais e marcações no asf alto para que os pedestres possam se desconectar de seus telefones celulares quando vem passar pela passadeira.
A medida foi implementada em meados de março, conforme ecoado pelo site Verne Assim, a Câmara Municipal de Múrcia plantou nada menos que 200 placas verticaisque alertam os pedestres sobre o perigo de andar distraído ao atender ligações ou mensagens Além disso, outras 80 placas pintadas no asf alto com o logotipo do WhatsApp tente alertar e incentivar os usuários a responder às mensagens mais tarde, concentrando a atenção na estrada para evitaracidentes e atropelamentos
E é que, segundo a Direcção-Geral de Trânsito, andar distraído por ouvir música nos auscultadores ou olhar para o ecrã celular, aumenta em 40% as chances desse tipo de acidenteAlgo em que WhatsApp e redes sociais podem ter muito a ver.
No entanto, apesar do caráter chocante da medida, não é a primeira vez que esse tipo de políticas de segurança viária é realizada Na comunidade murciana, no município de San Javier, já surpreenderam os concidadãos com outras placas verticais que tentavam chamar a atenção para a perigosa prática de responderWhatsApp mensagens ao atravessar a rua. E é que, segundo os dados desta câmara municipal, 7 por cento dos acidentes deste tipo estiveram relacionados com a utilização de aplicações e práticas que implicaram a perda atenção dos pedestres na via.
Essas medidas também já circulam há algum tempo em outras cidades do mundoE é que, como a tecnologia pode acompanhar cada usuário de maneira individualizada e pessoal, é possível ver mais desatenção entre tráfego. Seja ouvindo música, falando ao telefone ou conversando no WhatsApp, vários tipos de sinais e práticas adotadas pelas empresas de publicidade aproveitamento das passadeiras e placas verticais para tentar chamar a atenção dos usuários, devolvendo-os ao mundo real, onde é conveniente ter todos os sentidos no ambiente, e não na mensagem.
Resta saber se mais cidades e regiões da Espanha decidirão repetir esta prática murciana para tentar reduzir a porcentagem de atropelamentos e acidentes nas passadeiras. E, como dizem as placas, você tem que “pausar a música, não a sua vida”, porque não custa mais do que alguns segundos “responda quando você cruzar”
Fotos: Joaquín Zamora
