Grande número de aplicativos instalados em nossos celulares com sistema operacional Androidter permissões concedidas pelo usuário para acessar fotos, vídeos, câmera, microfone, dados de localização, informações da conta do Google e uma infinidade de dados mais. Essas permissões são necessárias para que o aplicativo funcione corretamente e ofereça seus serviços de forma personalizada.Mas Todos os usuários estão dispostos a abrir mão desses dados? Não existe um sistema em que cada um possa decidir o que torna essas ferramentas acessíveis e o que não? Google pensa assim e parece estar trabalhando nisso.
A informação vem do meio Bloomberg, que garante que Google Seria trabalhar em um sistema semelhante ao já visto no iOS, onde os usuários podem estabelecer um controle detalhado das permissões que dão aos aplicativos que instalam seus terminais. Um recurso que não é completamente novo, mas que muitos apreciariam. Porque Google ofereceu, talvez mais como um bug do que como um recurso, fazer isso para usuários com root ou acesso de superusuário em terminais com ROMS ou versões de Android preparados ou customizados. Em outras palavras, uma ponta solta que permitia que usuários mais avançados decidissem quais aplicativos instalados poderiam acessar.
Desta forma, e sem que nenhum detalhe seja confirmado, presumivelmente os usuários poderiam cancelar, por exemplo, o permissão para a localização de um aplicativo de fotografia Dessa forma a ferramenta nunca coletaria dados de geolocalização ou o local onde eles têm foram tomadas, mas o usuário garantiria que esse aplicativo não soubesse em nenhum momento onde está atualmente. E assim por diante com outro grande número de possibilidades que vão desde o acesso à câmera para tirar fotos ou vídeos, até muito mais detalhespessoal e dados confidenciais, como dados do usuário, informações do terminal e muito mais
Esta informação chega alguns dias depois de saber que Google pretende introduzir o sistema operacional Android M em seu próximo evento para desenvolvedores Google I/O que acontecerá no final deste mês de maio.Algo que cairia muito bem e que daria destaque a esta nova versão do Android se permitisse aos usuários escolher conscientemente todas essas questões sobre os aplicativos instalados . Claro, ainda não se sabe até que ponto eles poderiam ser configurados ou se seria viável em todos os casos devido a problemas técnicos e ao funcionamento dos aplicativos.
As permissões são uma das chaves dos aplicativos, sem as quais não funcionariam. Limitar sua operação pode piorar a experiência do usuário de muitos deles e até mesmo inutilizar alguns deles. No entanto, isso agregaria muito mais valor ao usuário ao permitir paragerir ativamente a sua privacidade e segurança Por enquanto teremos de esperar até ao final de maio para ver se a Google confirma esta nova questão no âmbito de Android M, ou se você fizer isso antes oficialmente.Estaremos atentos.
