Recentemente, tornou-se conhecida a intenção de de vender a ferramenta de mapeamento HERE Maps por Nokia E eles foram rápidos em encontrar potenciais compradores. Assim, após rumores apontando para Facebook, Apple e um bom número de fabricantes de carros, agora também é adicionado o polêmico aplicativo de transporte privado Uber Um serviço que parece interessado em se apossar de uma das melhores ferramentas de mapas do mercado, com informações de localização , serviços de navegação GPS e ainda aplicações que permitem consultar toda esta informação quando não tem ligação à Internet
Pelo menos é o que diz o jornal The New York Times, cujas fontes anônimas próximas ao negócio comentam até o valor total queUber estaria disposto a pagar Nokia para se apossar de toda essa rede de mapas e informações cartográficas . Alguns 3.000 milhões de dólares seria a aposta do aplicativo de transporte privado, que pode mudar significativamente sua estratégia e possibilidades se finalmente conseguir esses mapas.
E, até agora, Uber trabalha com as informações cartográficas do Google Maps Uma aliança que não fez nada de mal tanto pelo funcionamento de seus aplicativos, quanto pelo suporte que o próprio Google lhe deu frente aos inúmeros problemas legais em todo o planeta, além de ser acionista.Porém, com esta compra Uber seria feito um enorme acervo de informações sobre ruas, rodovias e estabelecimentos ao redor do mundo. Questões que poderiam melhorar seus diferentes serviços de transporte de pessoas e alimentos.
Por enquanto teremos que esperar até o final de maio, quando se acredita que a Nokia tomará uma decisão sobre o comprador de seus mapas. Enquanto isso, os rumores continuam a crescer em torno desta operação. Seja porque Facebook poderia usar seus mapas para melhorar o aspecto econômico e comercial de sua rede social, porque Apple poderia finalmente enfrentar Google com uma ferramenta de mapeamento completa e eficiente, ou porque marcas como BMW teria toda a informação cartográfica para criar navegadores de bordo e sistemas mais complexos e completos. Sem dúvida, cada licitante tem seus bons motivos para desembolsar uma boa pitada e se apossar da ferramenta.
Agora é só esperar que as negociações continuem e se concretizem para uma ou outra empresa. No momento, nenhum decidiu oferecer declarações a esse respeito, portanto, é possível que um acordo ainda não esteja fechado. Entretanto parece que novos potenciais compradores, com muito boas razões, decidem apostar no Here Maps Uma ferramenta que tem 25 anos de experiência da Nokia no campo da cartografia, e que se posicionou como a melhor alternativa ao Google Maps graças ao seu funcionamento offline , a qualidade e atualização dos seus layouts e da base de dados de estabelecimentos, instalações e locais de interesse. Tudo isso com um serviço web e aplicativos para as principais plataformas móveis que valeriam bem esses 3000 milhões de dólares
