Os aplicativos foram criados para facilitar o dia a dia do usuário. Além disso, existem muitas ferramentas úteis para o ambiente empresarial, como as que permitem a gestão da equipe de colaboradores. É o que propõe o aplicativo Xora (agora conhecido como Click Software), com o qual um gestor pode saber a localização de seus trabalhadores, suas jornadas, o tempo gasto fazendo o trabalho e outros detalhes de gerenciamento dos mais productiveMas onde começa e termina o poder de gerenciamento e a privacidade do trabalhador?
Isso é o que a ex-funcionária Myrna Arias, que foi demitida após uninstall este aplicativo do celular da sua empresa ao descobrir as capacidades de espionagem ou, pelo menos, a f alta de defesa da sua privacidade E é isso, além ao acompanhamento do trabalho diário, a aplicação continuou a registar a sua atividade durante o fim-de-semana, apesar de serem momentos em que não estavam a trabalhar. Questões que o levaram a praticar tal ação e sua consequente demissão.
O aplicativo Xora possui diversas opções de gerenciamento como horário de trabalho , desativando seus recursos assim que o dia terminar.No entanto, a ferramenta continuou monitorando o local Por isso, após ser demitido, o ex-trabalhador decidiu entrar com uma ação judicial contra a empresa por violação de privacidade e outras questões relacionadas à privacidade, exigindo o pagamento de US$ 500.000 por isso.
A desenvolvedora de Xora exagerou ao criar um aplicativo que monitora todos os tempo para o trabalhador embora ele tenha terminado seu dia? A empresa foi longe demais ao demitir o trabalhador por não querer se sentir observado? A própria funcionária exagerou ao desinstalar a ferramenta de gerenciamento da empresa? São questões que um juiz finalmente decidirá, mas levantam questões diferentes sobre ética, moralidade e utilidade de aplicativos e tecnologia móvel.
E é que nem tudo vai atrás produtividade e eficiência Ainda mais quando se trata da vida das pessoas. Mas até que ponto você está disposto a abrir mão da privacidade pelo bem da empresa? Claro que as ferramentas de gestão são úteis e completas, podendo saber a velocidade com que os trabalhadores dirigem, o tempo que investem em seus serviços quando precisam atender em domicílios particulares e oferecendo dados e suporte técnico completo. Mas são pessoas que fazem esses serviços Pessoas que às vezes têm que pararpara ir ao banheiro , que não funcionam como automata e que não realizam o mesmo trabalho da mesma forma em dois dias diferentes.
Em suma, um caso curioso que pode ser o primeiro de muitos. Siempre teniendo en cuenta que el propio usuario defienda su privacidad en vez de lanzarla a todo el que quiera saber de ella a través de las redes sociaisUma questão complexa que fará mais de um refletir.
