A partir de agora teremos que medir muito bem nossas palavras quando falamos de WhatsApp como o maior e mais usado aplicativo de mensagens do mundo. E é que seu reinado chegou ao fim Pelo menos em termos de dados absolutos. A culpa disso é QQ, uma ferramenta de mensagens asiática que afirma ter ultrapassado o número de usuários ativos do WhatsApp Algo que nenhum outro pode afirmar, demonstrando o potencial desta ferramenta, embora com nuances que devem ser explicadas.
É um aplicativo bem completo. E é que QQ tem todas as funções atuais vistas no mercado de comunicações: mensagens gratuitas, bate-papo em grupo, envio de imagens e vídeo , chamadas gratuitas, chamadas pagas para telefones fixos em todo o mundo, videochamadas, troque todos os tipos de arquivos e até mesmo handpaintings do usuário. Questões que satisfazem qualquer necessidade comunicativa dos usuários atuais e que é o motor desta ferramenta em China, de onde vem.
O curioso é que, apesar de sua pouca internacionalização fora do mercado asiático, QQ afirma já ter mais de829 milhões de usuários ativos mensais Um número que supera os 800 milhões que o WhatsApp conseguiu alcançar nesses anos de vidaUma diferença mais ou menos notável que poderá ser mais tendo em conta a data de publicação dos respectivos números, de Janeiro e Abril Para o que poderá ser sobre quantos mais milhões de diferença.
Aparentemente, após vários problemas legais envolvendo seu nome, a partir de 2009 começou a se expandir além das fronteiras chinesas. Não se trata, portanto, de uma ferramenta recém-criada, com tradição e desenvolvimento notável, e emergente da plataforma informática. Mas somente desde 2013 é um aplicativo móvel, sendo desenvolvido exclusivamente para a plataforma Android como para iOS Algo que valoriza ainda mais seu número de usuários ativos e sua expansão.
Agora parece que está olhando para os mercados ocidentais onde, é claro, já tem uma base de usuários.No entanto, WhatsApp continua de pé. E é que, depois de se tornar o aplicativo mais difundido em países como a Espanha, e após as tentativas de outras ferramentas, parece difícil para os usuários acabarem mudando de ideia após a chegada de QQ. Apesar de todas as suas possibilidades. Outros como Telegram, que foca na segurança, ou LINE com suas chamadas, stickers e totalmente grátis, já experimentaram sem sucesso, conseguindo ser uma segunda via de comunicação para quando WhatsApp falha. Algo que, aliás, é cada vez menos frequente.
Claro que teremos que olhar bem para QQ, ainda mais se continuar crescendo dessa forma. E é que suas possibilidades são mais que notáveis, inclusive apresentando um tradutor para possibilitar todo tipo de comunicação. Uma ferramenta muito poderosa que foi a primeira a desbancar o WhatsApp em número de usuários ativos, seu maior ponto diante de uma concorrência cada vez mais agressiva e melhores funções, embora não termina de convencer os usuários a mudar o aplicativo.QQ pode ser baixado free de Google Play e App Store