Google Fotos permitirá agrupar fotos por rostos e reconhecer objetos
A poucos dias do evento para desenvolvedores Google I/O onde a empresa deverá revelar todos os detalhes de seu novo aplicativo e serviço de fotografia independente da rede social Google+, cada vez mais detalhes sobre ele são filtrados e aprendidos. Depois de conhecer sua aparência e algumas de suas características, sabe-se agora que o Google Fotos é um serviço inteligente capaz de reconhecer rostos e objetos das fotografias, auxiliando assim o usuário a ordenar todos esses conteúdos.
As pistas são dadas pela mídia Android Police, que tiveram acesso a uma versão preliminar do aplicativo Google Fotos para a plataforma Android Nele, a equipe descobriu um recurso interessante chamado auto-groups Uma seção que ajuda para reordenar fotos na galeria de acordo com diferentes critérios. Algo que o Google+ já era capaz de fazer, mas que parece ter sido desenvolvido e aprimorado para o lançamento solo deste serviço de armazenamento de fotos.
Desta forma, ao acessar a seção de pesquisa, é possível navegar em diferentes galerias de fotos. As imagens são as mesmas que o usuário armazenou, a diferença é que esses grupos ou álbuns agora são encontrados por rostosE é que Google Photos é capaz de reconhecer rostos de familiares e amigos que aparecem de forma diferente repetido nas fotos. Assim, uma lista de rostos aparece na galeria, podendo clicar em qualquer um deles e encontrar outras imagens em que essa pessoa também apareça, mesmo que seja no fundo da imagem. Algo bastante surpreendente e que ajuda o usuário a encontrar qualquer imagem relacionada. Mas há mais.
Além do conjunto de rostos, Google Fotos é capaz de reconhecer outros objetos e itens nas fotos para agrupá-los. Assim é possível encontrar grupos e álbuns focados em mostrar os carros, cachorros, horizontes, pôr do sol, animais e até mesmo barcos que aparecem nas imagens, entre muitas outras categorias. Todos encomendados após a visita ao álbum Cosas
Segundo comentários na mídia Android Police, o aplicativo surpreende pela sintonia em muitas ocasiões, reconhecendo gatos, céus, cervejas e outros tipos de fotografia que se encaixam perfeitamente em cada seção. Claro, eles também afirmam que não é perfeito, e que algumas imagens podem ser confusas, misturando cães e gatos ou interpretar mal os elementos no quadro. Algo que possivelmente será melhorado com o tempo. Lembrando sempre que a versão do aplicativo a que tiveram acesso pode não ser a definitiva
Em todo caso, uma nova funcionalidade para agregar valor a este aplicativo independente que começará a povoar, previsivelmente, smartphones Android em as em apenas alguns dias.E é que sua apresentação está prevista para ocorrer durante o Google I/O dia seguinte 28 de maio qualquer. Teremos que esperar para poder ver e testar esta ferramenta de perto, e se ela supera as características do que já foi visto em Google+ ouPicasa , onde Google já usou reconhecimento de imagem.
