Chamadas de vídeo no WhatsApp
Usuários do WhatsApp não conseguem baixar a guarda nem por um momento. E é isso, se não bastasse os boots que correm nas conversas em grupo e os scams Assim como os sofridos pela iminente chegada das chamadas do WhatsApp, uma nova ameaça surge a partir dos rumores de seu suposto próximo recurso: chamadas de vídeo A novo golpe que busca ganhar informações confidenciais do usuário para spam e abusar de usuários menos cautelosos.
Os últimos rumores sugerem que WhatsApp está trabalhando na introdução de chamadas de vídeo Ou seja, poder trocar imagens e sons ao vivo com outros contatos, gratuitamente e de qualquer lugar. Algo que, no momento, não foi confirmado pela empresa, embora seja o próximo passo lógico a ser dado após as ligações gratuitas. De qualquer forma, uma função que não está disponível no WhatsApp e que alguns cibercriminosos estão usando para cometer seus crimes
Assim, um novo lote de mensagens começa a percorrer os chats do WhatsApp solicitando que os usuários acessem uma página da Web para ativar a função de videochamadaErro Esta página aproveita a técnica de phishing ou a imitação de uma página oficial do WhatsApp para coletar dados do usuário. É www.WhatsAppcalling.co , que ainda está ativo mesmo com o navegador Google Chrome bloqueia-o e impede que os usuários o acessem.
Nele você é convidado a inserir os dados do usuário, como seu número de telefone Também para adicionar a dez amigos mais para criar grupos e ativar videochamadas para todos. Um mero truque para obter um banco de dados de números de telefone para quem você eenviar e outras formas de spam que podem colocar em risco a sua privacidade, ou ainda com outros tipos de ataques.
Apesar do site já ser reconhecido como phising, seu acesso ainda está disponível, o que pode ser um perigo para os usuários menos cauteloso.É por isso que você precisa entender que WhatsApp não tem chamadas de vídeo e nem como ativá-las É um golpe que existe para evitar Portanto, se você receber alguma mensagem com o endereço citado acima, é melhor ignorar, e evite o compartilhamento para que a farsa não continue sendo executada entre os usuários. Claro, você não precisa entrar no site ou inserir dados do usuário.
As funções do WhatsApp sempre são realizadas através do próprio aplicativo, então é preciso desconfiar de serviçosexternos No entanto, parece que golpes e trotes são um flagelo do qual esta aplicação de correio não pode ser liberada. E é que com a fama também vêm os perigos e quem quer se aproveitar da ignorância dos usuários. Um golpe que, claro, não será o último a tentar aproveitar o nome e a fama do WhatsAppEnquanto isso, senso comum e caution são as melhores apostas para os usuários.