A empresa Google continua buscando uma forma de solucionar as necessidades dos usuários, e a melhor opção é fazê-lo por meio de seumecanismo de busca Uma ferramenta que não só se tornou a favorita da maioria para encontrar páginas da web ou informações específicas, mas você já está dando passos para o que será o futuro das buscas na Internet Se você já se surpreendeu durante o evento Google I /O para desenvolvedores em maio passado, em que mostraram como o assistente Google Now conseguiu entender o contexto do usuário, agora o melhorias vêm diretamente para o aplicativo do navegador.
A informação surge de um evento ocorrido em Paris, onde foi mostrado algo mais sobre esta tecnologia. Aparentemente, Google deu a ele o nome de Location Aware Search, algo como umpesquisa geocontextual Em palavras que todos podemos entender, seria a possibilidade de realizar buscas de informações levando em consideração a localização atual do usuário Um ponto-chave para melhorar a experiência de pesquisa ao não precisar se referir a esse local explicitamente.
Este recurso é melhor compreendido com um exemplo prático. Por meio dessa tecnologia, o Google coleta os dados de localização do usuário, sabendo se ele está em determinado estabelecimento, hotel ou local específico.Assim, o usuário pode acessar o aplicativo e perguntar, por exemplo, “qual é o telefone deste local?”, recebendo informações do hotel em que você está hospedado ou em que você está. Tudo isso sem precisar perguntar especificamente o nome do referido hotel, sabendo que o Google sabe o que queremos dizer com “este lugar”.
Aparentemente, esta função já estaria ativa na Europa. Em TuexpertoAPPS conseguimos verificar isso fazendo uma consulta sobre a cidade de ívila e perguntando logo após “quantos quilômetros tem?”, recebendo como resposta os dados de superfície desta cidade, sem precisar mencioná-la diretamente na pergunta. Assim, o Google sabe do que estamos falando, onde estamos ou a que nos referimos. Algo que deixará os usuários mais invejosos arrepiados privacy
Isso representa um grande avanço qualitativo em termos de pesquisas na Internet, pois não é necessário pense como uma máquina ao consultar qualquer informação Assim, o usuário pode usar uma linguagem natural com o buscador, como se fosse fosse uma pessoa que está sendo perguntada e com quem as consultas anteriores mais recentes são levadas em consideração. Um ponto que facilita muito para usuários que não entendem como funciona o buscador, e que agora podem fazer perguntas com naturalidade, usando pronomes em vez de nomes específicos para referir-se.
Isso é apenas parte da tecnologia que o Google vem implementando em seu navegador e no Google Now para contextualizar as pesquisas dos usuáriosAssim, sabendo sua localização, seu ambiente e o que você acabou de perguntar, é possível oferecer informações detalhadas e relacionadas mesmo quando você não está pedindo explicitamente, usando apenas referências. Algo que aos poucos vai chegando e melhorando esse serviço.
