O WhatsApp é o pior aplicativo de mensagens quando se trata de privacidade
Que privacidade e segurança não são os pontos fortes do aplicativo WhatsApp é algo que não deve pegar os usuários desta ferramenta de mensagens completamente desprevenidos. Apesar de ter deixado para trás os problemas graves envolvendo o roubo de mensagens ou possível espionagem, e até com coisas como ser capaz de bloquear a foto do perfil para estranhos, ainda é muito ruim quando se trata de proteger os usuários Isso foi confirmado pela Electronic Frontier Foundation, organização encarregada de defender o direito à liberdade de expressão na era digital, além de outros direitos civis de sua sede nos EUA.
Assim, a EFF apresentou seu relatório anual sobre da segurança e proteção da privacidade perante os governos que diferentes empresas e serviços de Internet fazem de seus próprios usuários, deixando em um um muito lugar ruim para o aplicativo WhatsApp E é que ele o rotula como pior aplicativo de mensagens em termos de privacidade ao colocar oterceiro começando pela cauda Um problema que, devido ao seu uso avançado e generalizado, continua a fazer ranger os dentes de muitos usuários. Mas não só isso, aparentemente o EFF já ofereceu uma margem de ano para o WhatsApp aplicar políticas diferentes para aumentar sua classificação para obter um melhor resultado no estudo deste ano.Algo para o qual WhatsApp parece ter feito ouvidos moucos.
WhatsApp ganhou apenas uma estrela (de cinco) neste relatório, algo que o EFF agradece as medidas que, juntamente com o Facebook, tomaram para proteger seus usuários. Porém, tem muito espaço de manobra para melhorar E não é só pedir barreiraspara fiscalização, mas processos que garantem a transparência da empresa, políticas mais rígidas para prevenir a espionagem do governoe outras perguntas como as seguintes:
Melhores práticas de negócios. O WhatsApp não requer ordem judicial antes de entregar a conversa de um de seus usuários ao políciaTambém não publicalicalica em qualquer tipo de relatório de transparência ou orientação de aplicação da lei.
Informe os usuários sobre as solicitações do governo. WhatsApp não se compromete a notificar os usuários sobre solicitações de dados de governos.
Divulgar políticas de retenção de dados. A empresa não informa sobre suas políticas no momento da coleta de dados bem como endereço IPde usuários ou sobre a exclusão de conteúdo.
Além desses problemas, WhatsApp e Facebook garantem não introduziram backdoors ou vulnerabilidades voluntárias para espionagem governamental que poderiam ser usadas por hackers ou cibercriminososAlém disso, WhatsApp afirma não salvar conversas ou conteúdo do usuário, embora possa ter alguns dados sobre suas conexões e práticas, embora sem saber quanto tempo eles mantêm esses dados e o que é
Questões que não devem acarretar um risco imediato e alto para o dia-a-dia do usuário, mas que o EFF considera necessário para esta aplicação. Diante disso, fica claro que o WhatsApp continua sendo a principal opção por seu número de usuários, mas não por suas virtudes em termos de segurança e privacidade. Enquanto isso, teremos que nos certificar de que não compartilharemos assuntos muito importantes em seus chats,embora isso pareça manter os governos na linha. Nem tanto a polícia, que não precisa de ordem judicial para acessar dados e conversas de seus usuários.