WhatsApp começa a salvar cópias de mensagens no Google Drive
Por algum motivo WhatsApp parece ter pisado no acelerador de notíciase mudanças. Ontem soubemos de seu progresso em novos recursos que ainda não chegaram à plataforma Android, agora está confirmado mais um dos rumores mais aguardados pelos usuários. Assim, WhatsApp passou a permitir o upload de cópias de segurança diretamente para o serviço de armazenamento Google DriveUm grande sucesso para garantir que as mensagens e fotos do usuário não sejam perdidas mesmo que ele troque de celular ou o perca.
Agora parece que WhatsApp está lançando este novo recurso com dropper Uma técnica comum para impedir que qualquer tipo de falha ou erro se espalhe para toda a comunidade de usuários. E não só isso, no momento só aparece em a versão de teste que pode ser baixada da página da WhatsApp para a plataforma Android Tudo isso de forma faseada e controlada. O suficiente para que vários detalhes dessa função esperada já tenham transcendido.
Depois de instalar a versão beta ou de teste e, se você tiver a sorte de ser um dos usuários para quem esta função foi ativada, basta acessar as Configurações do Chat, dentro do menu Configurações do próprio aplicativo.Aqui é possível acessar uma nova seção chamada Cópia de backup, onde o usuário pode clicar em um warning alertando você para conceder permissões para WhatsApp para vincular com o serviço Google DriveFazendo assim irá definir este serviço como o destino para salvar os arquivos de backup.
Mas o que significa tudo isso? Muito simples. As cópias de segurança são as cópias das mensagens e fotos que o usuário recebe e compartilha através dos chats Algumas cópias que antes estavam armazenadas na memória interna do celular Assim, ao trocar de terminal, é necessário realizar um processo para restaurar essas mensagens e conteúdos no novo celular.No entanto, se o terminalfoi perdido ou roubado, todo o conteúdo foi perdido com ele.
Desta forma, o usuário vincula WhatsApp com sua conta Google Drive para reservar um espaço nesta nuvem ou serviço de armazenamento onde salvar seus backups. Com isso, basta instalar WhatsApp em um novo terminal e usar a conta de usuário regular para restaurar chats Tudo isso sem ter que se preocupar em salvar aquele arquivo fora do terminal. E o fato é que o processo continua automático, sincronizando às 04:00 todas as manhãssem que o usuário precise fazer mais nada.
No momento, parece que teremos que esperar um pouco mais para que WhatsApp ative esta função para todos os usuários. Além disso, também teremos que esperar que uma atualização seja lançada em Google Play Store para que todos os usuários possam obter esta nova função.Quem não quiser esperar pode tentar a sorte baixando, por sua conta e risco, a última versão do WhatsApp na página do aplicativo.
