No Facebook existem duas maneiras de transformar um perfil em um comemorativo. Um deles é a posteriori, após a morte do usuário. Nesse caso, é necessário solicitar Facebook para transformar o perfil do usuário, sem que ninguém possa gerenciar seus conteúdos e pedidos de amizade. A outra forma é o próprio usuário, antes de sua morte, solicitar que seu perfil permaneça no modo memória. É neste caso que, voluntariamente, você pode ceder o legado de sua conta. Claro, com certas limitações. Um mero procedimento para poder administrar várias questões úteis após a sua morte.
Para isso, basta acessar o menu de configurações do Facebook. Basta clicar no botão aba com as três linhas do lado direito, clique em Configurações da conta e depois vá para a abaSeção de segurança. Aqui você encontra a seção Legacy Contact, onde você pode selecionar um amigo ou familiar para gerenciar a conta assim que a morte do proprietário original for relatada.
O próximo passo é clique na opção Escolher contato, claro, digitando a senha do usuário novamente para garantir o processo. Depois disso é possível escrever o nome daquela pessoa que tem conta no Facebook e quem ficará encarregado de administrar o comemorativo account legada pelo usuário. No momento, você não receberá nenhuma notificação como contato herdado. Somente no momento em que o Facebook souber por meio de seu sistema comemorativo de solicitação de conta que o referido usuário faleceu. Claro, sempre é possível contatá-lo com antecedência para explicar suas intenções e desejos.
Com esse processo, esse usuário herdado tem o poder de alterar o perfil e as fotos da capa. Desta forma, poderá respeitar a vontade do utilizador e mostrar imagens que o representem fielmente, podendo substituir qualquer fotografia circunstancial que não honre a sua memória. Além disso, esse usuário legado pode gerenciar pedidos de amizade após a morte, permitindo que mais contatos vejam e acessem o perfil do memorial ou não. Por fim, você pode fixar uma postagem como pai. Algo que informe sobre o amor pelo usuário falecido, a data do velório ou um conteúdo especial que você queira mostrar primeiro neste perfil comemorativo.
É claro que a segurança e a privacidade do falecido permanecem intactas. E é que o contato que de alguma forma herda a administração do perfil comemorativo não pode deletar publicações, ler as mensagens privadas do falecido ou entrar em sua conta como tal.Assim, permanece como um mero gerenciador, mas sem poder modificar nenhum de seus conteúdos. Um ponto extra é a possibilidade de poder baixar uma cópia de tudo o que foi publicado pelo usuário falecido em seu perfil, desde que ele permita no pedido anterior.
