Os usuários mais assíduos da rede social de fotografia já terão notado uma das mudanças mais notórias que ela recebeu Instagram nos últimos tempos. E é que decidiu deixar para trás uma de suas marcas registradas: o formato quadrado Para quem não é seguidor fiel, aqui mostramos como alterar este formato para não ter que cortar e reenquadrar as fotos e vídeos do usuário.Algo que fará os mais puristas rangerem os dentes, mas que abre portas para mais possibilidades dentro desta redesocial
Até agora, o formato de fotos quadradas é uma marca própria no Instagram Algo que conseguiu ultrapassar suas próprias fronteiras e chegar outras redes sociais ou aplicativos Tudo isso com um estilo estético marcado que era praticamente obrigatório seguir a teoria de três terços para alcançar composições marcantes e atraentes. Algo que ficou para trás ao permitir a publicação de fotos e vídeos horizontais e verticais além do quadrado. Mas como? Explicamos abaixo.
Basta ter a última versão do aplicativo Instagram, já disponível para ambos Android como para iPhonePode ser totalmente baixado free no Google Play ouApp Store, dependendo da plataforma utilizada.
Depois disso, certifique-se de tirar fotos ou vídeos com a câmera do seu telefone, e não com o aplicativo Instagram. E é que a rede social permite publicar esse conteúdo com novos formatos (proporções), mas não capturá-los Da mesma forma, é possível usar qualquer outro conteúdo dentro do terminal, seja baixado da Internet ou capturado com uma câmera profissional Sem limitações.
O próximo passo é acessar Instagram e clicar no ícone central inferior, para publicar novos conteúdos. E aqui, escolha qualquer uma das fotos ou vídeos para compartilhar.
É neste momento que entra em ação o novo recurso para liberar o formato quadrado. Assim, basta clicar no novo ícone no canto inferior esquerdo da imagem selecionada Isso faz com que o formato mudar do quadrado usual, para o original da fotografia ou vídeo Ou seja, respeitando todo o seu tamanho, sem cortar nenhum conteúdo ou ser necessário reenquadrar o resultado final.
Com isso, resta apenas realizar o restante do processo usual de publicação, podendo aplicar todos osfiltros disponíveis, bem como efeitos de retoque Além disso, ainda é possível adicionar a descrição, use tags e adicione um localizaçãopara que haja um registro de onde foi tirada.
Desta forma, não é mais necessário usar aplicativos de edição de fotos colar as imagens em um fundo quadrado branco que permite veja toda a imagem sem cortá-la.Tampouco será necessário eliminar parte dos vídeos para reenquadrá-los Algo que perderá a essência original do Instagram ao navegar no mural, mas que permitirá aos usuários compartilhe mais formatos e ofereça mais variedade de conteúdo